Crianças observam mais de 40 espécies de aves no bosque da Ufopa com o projeto ‘Bora Passarinhar’


Crianças observam pássaros em domingo especial na Ufopa
TV Tapajós/Reprodução
Na manhã deste domingo (20), o bosque da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) se transformou em sala de aula ao ar livre para crianças participantes do projeto “Bora Passarinhar”. A iniciativa promoveu uma imersão no universo das aves da região, aliando aprendizado teórico e prático sobre a observação responsável da fauna.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
As crianças chegaram cedo ao local e começaram o dia com uma breve introdução sobre as espécies de pássaros da Amazônia e a importância de preservar o meio ambiente. Depois das orientações, seguiram para a trilha equipadas com binóculos, prontas para colocar em prática o que haviam aprendido.
Durante o percurso, os pequenos observadores foram estimulados a exercitar a escuta atenta e o olhar cuidadoso — habilidades essenciais para o passarinhar, prática de observar aves sem causar impacto ambiental. Segundo o coordenador do projeto, Edson Vargas, mais de 40 espécies de aves diferentes foram avistadas durante a atividade.
O projeto também proporcionou momentos de conexão entre pais, filhos e a natureza. “Sair um pouco de casa para poder voltar o olhar para os animais que muitas vezes a gente não percebe no dia a dia e ter um profissional especialista para identificar junto com a gente, mostrar características de cada pássaro, foi muito único,” afirmou Gabriela Bianchi, professora e mãe de um dos participantes.
O “Bora Passarinhar” reforça o papel da educação ambiental na infância e destaca a importância de preservar a rica biodiversidade em Santarém, no Oeste do Pará.
Projeto da Ufopa desperta o amor das crianças pela natureza
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.