Sul de Minas tem avanço no ranking nacional de alfabetização e atinge mais de 70% dos alunos do 2º ano nas quatro maiores cidades


Segundo o Inep, Minas Gerais avançou para o terceiro lugar no ranking da alfabetização
A taxa de alfabetização das maiores cidades do Sul de Minas, entre 2023 e 2024, deu um salto e atinge mais de 70% dos alunos do segundo ano do Ensino Fundamental, acima da meta nacional de 63,2%.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Passos é a cidade de maior destaque, com 86,2% das crianças alfabetizadas. Um aumento de 20,7 pontos percentuais em relação a 2023.
Poços de Caldas teve um aumento de 21,3 pontos percentuais entre 2023 e 2024, terminando o ano passado, com 79,4% dos alunos do segundo ano alfabetizados.
Em Varginha, 71,5% dos alunos do segundo ano terminaram 2024 alfabetizados, um aumento de 20,8 pontos percentuais em relação a 2023.
Já Pouso Alegre é a cidade com o menor percentual de crianças alfabetizadas – 70,5% – e que também teve o menor crescimento percentual – 11,6 pontos.
Porcentagem de alunos alfabetizados no 2º ano do Ensino Básico
Taxa de alfabetização do Sul de Minas dá um salto e atinge mais de 70% dos alunos do segundo ano do Ensino Fundamental
Reprodução/EPTV
Todas essas cidades fazem parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, política do Ministério da Educação (MEC) que tem o objetivo de garantir que todos os estudantes estejam alfabetizados ao final do 2º ano do ensino básico.
Isso significa que as crianças nessa fase e escolar devem ter habilidades essenciais de leitura e escrita, como o reconhecimento de palavras, compreensão de frases e interpretação de pequenos textos.
De acordo com os gestores da educação de todos esses municípios, os bons resultados são reflexos dos investimentos em material e capacitação dos professores, além da dedicação dos professores.
“A pandemia teve um reflexo na alfabetização. Esses alunos que foram avaliados em 2024 estavam na educação infantil no período da pandemia, são crianças que não passaram por situações de aprendizagens presencialmente, ou seja, vivenciaram situações on-line, sem interação com os colegas. E nós sabemos que isso tem um impacto negativo em relação ao desenvolvimento da oralidade, da leitura, da escrita. Nós estamos trabalhando com o impacto da pandemia com esses alunos que estão no fundamental com ações de recomposição das aprendizagens. E nós estamos correndo atrás, o país todo”, afirmou a supervisora pedagógica de Pouso Alegre, Daniela Tiburcio, articuladora regional do Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada.
Estado
O resultado da região reflete o do estado. Minas Gerais protagonizou o maior avanço do país na alfabetização de crianças no 2º ano do ensino fundamental em 2024 e teve um salto de 12,26 pontos percentuais em relação a 2023.
O estado foi da 7ª posição em 2023 para o 3º lugar em 2024, com 72,07% dos estudantes alfabetizados, superando a meta nacional de 63,2% e a meta estadual projetada para 2026, de 69,5%.
Minas ficou atrás apenas de Ceará (85,31%) e Goiás (72,74%).
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.