Haddad afirma que governo vai socorrer setores mais atingidos pelo tarifaço de Trump


O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o governo trabalha em duas frentes para responder à chantagem tarifária de Donald Trump. Enquanto busca uma negociação com os Estados Unidos, elabora um plano para proteger os empresários brasileiros.
Em entrevista à rádio CBN, Haddad reforçou que a ordem do presidente Lula é negociar até o último momento por um acordo comercial com os EUA.
“O Brasil não vai sair da mesa de negociação. Estamos trabalhando intensamente numa reação dos EUA às proposições do Brasil. Podemos chegar no dia primeiro sem resposta? Esse é um cenário que não podemos, neste momento, desconsiderar”, afirmou o ministro da Fazenda.
Diante disso, Haddad disse que a equipe econômica prepara um plano de contingência para ajudar os setores que serão mais afetados no Brasil, caso o tarifaço entre em vigor.
Segundo o ministro, as alternativas devem ser apresentadas ainda nesta semana ao presidente Lula.
“Nós sabemos das dificuldades, temos completa consciência, setor a setor”, afirmou. “Já estamos trabalhando a nível de empresa — não mais de setor — para ter a radiografia completa dos efeitos, e vamos atuar para minimizar ao máximo essa agressão que estamos sofrendo.”
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em entrevista à rádio CBN
Reprodução/TV Globo
Na maratona de conversas com empresas e setores que podem ser impactados pelo tarifaço, o presidente em exercício e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, recebeu hoje representantes das big techs — Google, Meta e Apple — e da bandeira de cartões Visa.
As empresas americanas disseram a Alckmin que o Brasil é um parceiro importante, que investem há muito tempo no país e que pretendem reforçar esses investimentos.
No encontro com integrantes da Comissão do Comércio Internacional do Parlamento Europeu, Alckmin também ouviu o interesse em acelerar o fechamento do acordo comercial do Mercosul com a União Europeia.
Alckmin em reunião nesta segunda-feira com integrantes da Comissão do Comércio Internacional do Parlamento Europeu
Reprodução/TV Globo
Tarifaço: AGU pede investigação sobre possível informação privilegiada de investidores
‘Inaceitável e arbitrária’, diz Lula sobre revogação de vistos a ministros do STF
Secretário de Estado dos EUA anuncia que ordenou revogação dos vistos de Alexandre de Moraes e parentes dele
Adicionar aos favoritos o Link permanente.