Rio Gurguéia, no Sul do Piauí, tem trecho de 35 km assoreado e Semarh alerta para recuperação urgente


Rio Gurguéia
Semarh
“O que encontramos é preocupante”, diz a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) sobre a atual situação do Rio Gurguéia. Em vistoria, o órgão identificou um trecho de aproximadamente 35 km completamente assoreado.
🌏O assoreamento é o processo de acúmulo de sedimentos, como areia, terra, lixo e matéria orgânica, no leito de rios, lagos e outros corpos d’água. O acúmulo pode reduzir o volume de água e prejudicar a vida aquática.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Segundo o diretor de recursos hídricos, Felipe Soares, a visita visou identificar os pontos mais degradados do curso da água e as estratégias para a recuperação urgente dos trechos comprometidos. Ele revelou ainda que além de prejudicar o abastecimento d´água, o assoreamento também compromete a agricultura e a biodiversidade local.
“O rio está sufocado pelo excesso de sedimentos, resultado de anos de uso inadequado do solo. Precisamos agir com urgência, fortalecendo parcerias com os municípios e com os comitês de bacia para devolver vida ao Gurguéia”, alertou o diretor.
A Semarh destacou que as novas diretorias dos Comitês de Bacias Hidrográficas dos rios Gurguéia e Piauí-Canindé, tomaram posse e estão elaborando modelos de ação para os locais afetados.
“Eles terão papel fundamental na mobilização dos atores locais e na elaboração de planos de revitalização dos rios piauienses”, concluiu o diretor.
Rio Gurguéia
O Rio Gurguéia é um dos maiores afluentes do Sul do Piauí, nasce no município de São Gonçalo do Gurguéia. O rio atravessa ou faz divisa com diversas cidades piauienses. Entre elas, estão as cidades de Alvorada do Gurgueia, Colônia do Gurgueia, Cristalândia do Piauí, Manoel Emídio, Sebastião Leal, Canavieira, Jerumenha, Bertolínia, e Eliseu Martins.
Sua extensão total é de cerca de 532 km.
No PI, seca atinge todos os municípios do estado
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube
t
Adicionar aos favoritos o Link permanente.