
PM é indiciado pela morte de jovem que teria fugido de blitz
Um cabo da Polícia Militar foi indiciado por matar o mecânico Marcus Phelipe de Souza Almeida, de 27 anos. A investigação concluiu que ele assumiu o risco de matar ao disparar contra o carro em que o jovem estava, que teria fugido de uma blitz. De acordo com o documento, não ficou comprovado que houve troca de tiros nem que a vítima estava armada, como alegado no relato policial.
O g1 não conseguiu localizar a defesa do policial militar indiciado no inquérito. Em nota, a Polícia Militar afirmou que adotou os devidos procedimentos administrativos na época dos fatos e que o caso segue à disposição do Poder Judiciário. O Ministério Público confirmou o recebimento do inquérito e declarou que o documento será analisado.
O crime aconteceu em outubro de 2023, em Goiânia, durante a operação de trânsito “Balada Responsável”, quando Marcus e um colega iam para uma festa em direção em Aragoiânia. O inquérito que investiga o caso foi concluído no dia 7 de julho deste ano.
Marcus Phelipe foi baleado após motorista furar uma blitz, em Goiânia, Goiás
Reprodução/Arquivo pessoal de Vitória Almeida
De acordo com as investigações, entre os cinco militares que participaram da ocorrência, o cabo foi quem atirou contra o carro em que Marcus estava junto com um amigo — que dirigia o veículo.
No documento, a perícia deixou claro que não conseguiu concluir de qual arma os disparos que mataram o jovem foram feitos, já que os militares usavam armas idênticas, mas destacou que o ângulo do tiro combina com a posição que o cabo da PM estava durante a abordagem.
O inquérito descartou a possibilidade de que o policial tenha agido em legítima defesa e entendeu que o cabo assumiu o risco de matar ao atirar contra o carro, ocupado por pessoas que não ameaçavam a integridade dos agentes, mesmo tendo alegado que queria acertar os pneus do veículo, caracterizando o homicídio doloso.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
LEIA TAMBÉM:
ENTENDA: PM é afastado por suspeita de matar passageiro de carro após motorista furar blitz, em Goiânia
Cachorro é morto a tiros após latir para policial militar
Foto de homem em situação de rua chorando após cachorro ser morto por policial causa comoção em moradores
Marcus Phelipe Souza de Almeida, que foi baleado após motorista furar uma blitz, em Goiânia
Arquivo pessoal/Wesllane Ferreira
Depoimentos
O inquérito concluiu que, embora os militares concordem parcialmente sobre a tentativa de fuga, eles apresentaram divergências ao falar sobre a suposta troca de tiros com a vítima e sobre quem teria dado o tiro que matou o jovem.
A versão do militar sobre terem reagido após verem disparos vindos do carro também foi desmentida pelo amigo da vítima, que afirmou no documento que estava assustado na noite do ocorrido e que os tiros aconteceram logo no início da perseguição, com Marcus sendo baleado e caindo desacordado no ombro dele.
A versão do amigo de Marcus foi comprovada pela perícia, que revelou que a vítima já tinha sido atingida e que era improvável que tenha reagido de alguma forma ou que tenha feito qualquer disparo de dentro do veículo, além de não ter sido comprovado que Marcus estivesse armado.
Luta por justiça
Mãe da vítima, Janaina Fabiana espera que o policial seja preso e condenado. Ela destaca que, além de ter sido assassinado, o filho foi enterrado como criminoso.
“Isso é apenas o começo. O nosso alívio virá quando o culpado for preso e começar a pagar pelo que fez. Meu filho foi uma vítima e queremos que a justiça seja feita por completo. Isso foi só o começo”, afirmou ao g1.
Nota da Polícia Militar
“A Polícia Militar de Goiás (PMGO) informa que, à época dos fatos, os procedimentos administrativos pertinentes foram prontamente adotados, em conformidade com a legislação vigente.
O caso segue à disposição do Poder Judiciário, órgão responsável pela condução e deliberação das medidas processuais pertinentes.
A PMGO reafirma seu compromisso com a legalidade, a ética e a transparência, e permanece à disposição para colaborar com as autoridades responsáveis pela investigação.”
RELEMBRE O CASO | Jovem morre após fugir de blitz
Jovem morre após fugir de blitz
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás