Parada da Diversidade de Teresina anuncia mudança para o Centro da capital; entenda o deslocamento


Evento vem sendo realizado no Complexo da Ponte Estaiada desde 2012
Rafaela Leal/g1
A Parada da Diversidade de Teresina será realizada na Praça Pedro II, no Centro da capital, este ano, conforme anúncio do Grupo Matizes, organizador do evento. A previsão é de que a celebração ocorra na 1ª quinzena de setembro.
Ao g1, Marinalva Santana, vice-coordenadora do grupo, explicou que a mudança de local se deve a uma combinação de fatores, como a revitalização da região, questões de mobilidade urbana e o desejo de resgatar o convite à população em geral para se engajar na luta por equidade.
📖 Equidade é tratar as pessoas de forma justa, considerando suas diferenças, para garantir oportunidades iguais — mesmo que isso exija tratamentos diferentes.
A realização da Parada da Diversidade no Centro não é uma novidade, porque, ao ser criado em 2002, o evento teve como palco a região, onde permaneceu até 2011, sendo transferido para o Complexo da Ponte Estaiada apenas a partir de 2012.
“Nossa decisão de voltar a parada para o Centro primeiro se soma a esse movimento de revitalização da região e também por outras questões como, por exemplo, ser mais fácil o acesso para a maioria das pessoas que depende de transporte público, e também porque quando a parada era realizada lá havia mais interatividade, porque passava pelas ruas, paradas de ônibus, então as pessoas interagiam muito, inclusive entravam no percurso, aderiam à parada. Essas questões pesaram na decisão”, explicou Marinalva.
A vice-coordenadora também lembrou que, na época em que era realizada no Centro, a Parada tinha um tom político mais forte. “Muita gente hoje confunde o verdadeiro objetivo da Parada, associando-a a uma micareta. É uma festa, sim, mas, acima de tudo, é uma ação de reivindicação por igualdade de direitos”, destacou.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
“Acreditamos que, ao retomar a Parada para o Centro, vamos estimular o debate e levar as pessoas a refletirem sobre o verdadeiro papel do evento”, afirmou.
Outro desafio ainda maior, segundo Marinalva, é a falta de apoio financeiro, que dificulta a realização do evento — que, ao longo dos anos, já reuniu dezenas de milhares de pessoas e contou com atrações como Daniela Mercury, Vanessa da Mata e Pabllo Vittar.
Maria José Ventura, coordenadora-geral do Matizes, também se pronunciou sobre a questão. “Embora estejamos nos mobilizando desde o início do ano, até agora não conseguimos garantir os recursos necessários para viabilizar a Parada. Mas somos persistentes e estamos em busca de apoio”, disse.
O grupo aguarda uma reunião com o secretário de Cultura do estado, Rodrigo Amorim, na próxima semana para tratar do assunto.
Parada da Diversidade de Teresina acontece neste sábado (15)
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube
Adicionar aos favoritos o Link permanente.