71% veem Lula como candidato à reeleição em 2026, aponta Datafolha


Avaliação do governo Lula não mudou, mesmo depois do tarifaço, segundo Datafolha
Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (2) mostra que 71% dos eleitores acreditam que o presidente Lula (PT) será candidato à reeleição em 2026. Apesar disso, 54% afirmam que ele deveria desistir da disputa.
Veja os números:

Sim, com certeza irá disputar: 48%
Sim, talvez irá disputar: 23%
Não irá disputar: 23%
Não sabem: 6%
A pesquisa foi realizada nos dias 29 e 30 de julho, com 2.004 pessoas de 16 anos ou mais, em 130 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Percepção de candidatura cresce, mas apoio à desistência prevalece
O número dos que consideram Lula como candidato subiu ao longo dos últimos meses: 62% em abril, 66% em junho e agora 71%. Ao mesmo tempo, os que não acreditam que ele disputará caíram de 34% para 23% no período.
Mesmo assim, a maioria dos entrevistados afirma que Lula deveria abrir mão da candidatura — índice que oscilou em relação aos 57% registrados em junho.
Haddad e Alckmin lideram entre nomes para eventual apoio
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o vice presidente Geraldo Alckmin em visita à sede da Autoridade Portuária de Santos
Alexsander Ferraz/A Tribuna
Caso Lula decida não concorrer, Fernando Haddad (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) são os nomes mais citados pelos eleitores como aqueles que deveriam receber o apoio do presidente. Haddad lidera com 29%, mas caiu em relação aos 37% de junho. Já Alckmin subiu de 18% para 26% no mesmo período e encostou no ministro da Fazenda.
Alckmin ganhou destaque após atuar diretamente na crise diplomática com os Estados Unidos, que resultou na aplicação de tarifas por parte do governo Donald Trump. A atuação do vice foi bem recebida pelo eleitorado, segundo o instituto.
Bolsonaro segue citado como candidato, apesar de inelegível
Entre os eleitores, 30% dizem que Jair Bolsonaro (PL) deveria disputar a eleição, mesmo estando inelegível até 2030. Já 67% defendem que ele passe o bastão a outro nome do seu campo político.
Os nomes mais citados foram:
Michelle Bolsonaro (PL) – 23%
Tarcísio de Freitas (Republicanos) – 21%
Eduardo Bolsonaro (PL-SP) – 11%
Flávio Bolsonaro (PL-RJ) – 9%
Ratinho Jr. (PSD) – 10%
Ronaldo Caiado (União Brasil) – 6%
Romeu Zema (Novo) – 5%

Adicionar aos favoritos o Link permanente.