
Paraná e Santa Catarina ainda devem ter chuva por conta da frente fria.
Geraldo Bubniak/AEN
A frente fria que avançou sobre o Sul do país nos últimos dias deve chegar ao Sudeste nesta terça-feira (5), mudando o tempo na região nos próximos dias.
“As temperaturas vão cair nos próximos dias em São Paulo, no Rio de Janeiro e no sul de Minas Gerais. Há possibilidade de chuva em algumas áreas, inclusive na Grande São Paulo e no Grande Rio de Janeiro”, detalha Allef Mattos, meteorologista da Climatempo.
Na capital paulista, por exemplo, a máxima, que chegou a 24°C na segunda (4), não deve passar dos 18°C nesta terça.
Já a capital fluminense deve ter uma queda de 5 graus na temperatura máxima, com previsão de 25°C para esta terça.
O tempo deve ficar mais instável no estado de São Paulo, com possibilidade de algumas pancadas de chuva isolada no fim da manhã. Nos demais estados da região, a expectativa é de aumento da nebulosidade e rajadas moderadas de vento.
O mesmo sistema ainda deve causar chuva forte em alguns estados do Sul, principalmente entre o leste de Santa Catarina e do Paraná. Nessa faixa, as pancadas podem ser fortes e acompanhadas de raios. Nas outras áreas da região a previsão é de chuva isolada.
VEJA TAMBÉM:
O que é o efeito estufa e o que ele tem a ver com a COP?
🌨️No Rio Grande do Sul, o tempo deve ficar mais firme ao longo do dia, com diminuição mais acentuada das temperaturas. Há possibilidade de geada em alguns pontos da Campanha Gaúcha.
No Centro-Oeste, a chuva pode acontecer de maneira isolada em algumas áreas. No Mato Grosso, algumas instabilidades que atuam sobre a região norte do país devem avançar sobre o extremo noroeste do estado, trazendo chuva forte, acompanhada por raios.
Nas demais partes da região, se mantém o alerta para os baixos índices de umidade. (veja mais abaixo)
Chuva forte no litoral do Nordeste
Se a frente fria trouxe instabilidade para o tempo no Sul e no Sudeste, no Nordeste, a entrada de ventos marítimos deve manter a chuva concentrada sobre a costa leste da região. Também deve chover na zona da mata e em parte do agreste nordestino.
🌧️Nesta terça, há risco de temporais entre Maceió e Recife. Litoral do Maranhão, zona da mata de Alagoas e do Rio Grande do Norte podem ter chuva forte ao longo do dia.
Mapa do Inmet mostra chuva concentrada na parte oeste do Norte, em alguns estados do Sul e no litoral do Nordeste.
Inmet
Já no Norte, a grande quantidade de umidade na atmosfera deve manter a chuva concentrada sobre o Amazonas, Acre e Rondônia, com potencial para chuva forte.
Entre o Amapá e o extremo norte do Pará, há a possibilidade de formação de nuvens carregadas ao longo do dia, com risco de chuva forte.
Baixa umidade no interior do país
Apesar da possibilidade de chuva em diversas regiões do país, ainda permanece o alerta para a baixa umidade na faixa central. Isso porque o ar seco ainda deve derrubar os índices de umidade relativa do ar.
Os níveis devem ficar em atenção entre o oeste e norte paulista e em boa parte do interior mineiro, com destaque para o Triângulo Mineiro, que pode registrar valores abaixo de 20%.
🚨Além de aumentar o risco de queimadas, especialmente porque o solo está muito seco e a vegetação, vulnerável, a situação exige cuidados com hidratação.
Em toda a metade leste do Mato Grosso, o ar seco também favorece a queda acentuada dos níveis de umidade, com índices previstos abaixo de 30%.
O alerta também se estende para o sul do Maranhão, do Piauí, oeste da Bahia, Tocantins e sul do Pará.