‘Não soltava de jeito nenhum’, diz idoso ferido em ataque de pitbull em Taquaritinga, SP


Pitbull é resgatado após atacar outro cachorro em Taquaritinga
O susto e os ferimentos ainda marcam o aposentado Gilberto Araújo, de 73 anos, depois de ser atacado por um pitbull enquanto passeava com seu cão de pequeno porte, em Taquaritinga (SP). Em entrevista à EPTV, afiliada da TV Globo, ele relatou o desespero ao tentar se soltar do animal, que só foi contido com a ajuda de um homem que conseguiu imobilizá-lo.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Idoso e cachorro de pequeno porte ficam feridos após ataque de pitbull em Taquaritinga; VÍDEO
Pitbull ataca mulher e cachorra em praça em Ribeirão Preto; VÍDEO
“Não soltava de jeito nenhum. (…) Ele pega tão forte que não consegue tirar a boca dele”, desabafa.
Ele e o cão dele, de pequeno porte, ficaram feridos após o ataque do pitbull na manhã desta terça-feira (5), no bairro Talavasso. O local do ataque fica próximo à Apae. Uma câmera de segurança registrou o momento em que a ação rápida de um funcionário da instituição conteve o ataque e evitou ferimentos mais graves (veja acima).
O pitbull foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros. As autoridades tentam localizar o tutor do animal.
Idoso e cachorro de pequeno porte ficam feridos após ataque de pitbull em Taquaritinga, SP
Reprodução EPTV
O resgate
O idoso se lembra da agressividade do pitbull e da dificuldade de se soltar das mordidas do cachorro, em diferentes partes do corpo.
“Foi muito rápido, muito rápido. Estava passeando com o cachorrinho. De repente veio outro, nem vi de onde ele veio e no reflexo eu o puxei pra cima. Mesmo assim, o pitbull conseguiu pegar na traseira do cachorrinho, eu puxando, de repente eu caí no chão. No que eu caí no chão, ele veio pra cima de mim também, muito rápido”, conta Gilberto.
O ataque só foi interrompido pela ação de José Pereira da Silva, de 60 anos, funcionário da Apae que ouviu os gritos e correu para ajudar. A atitude foi essencial para salvar as duas vítimas.
“Sorte que veio o seu José e já conseguiu cair por cima dele [pitbull], imobilizar ele. Se não, a coisa ia ficar mais feia”.
O próprio José, também em entrevista à EPTV, explicou como conseguiu dominar o animal até a chegada do Corpo de Bombeiros. “Eu já cheguei correndo e abracei o cachorro. No que eu abracei por cima já consegui enforcar o cachorro. Fui apertando o pescoço dele, foi onde ele perdeu a força”.
O subtenente do Corpo de Bombeiros, Edelton Mazzola Tanganelli, reforçou que a ação de José foi heroica, mas arriscada.
“Foi uma atitude heroica do seu José, mas poderia ter se tornado mais uma vítima. Nós não aconselhamos nessa situação intervir entre briga de animais”, alertou.
Três pessoas precisaram imobilizar pitbull que atacou idoso e o cachorro de estimação dele, em Taquaritinga, SP
Redes sociais
Cães soltos e o trauma do ataque
Gilberto Araújo foi atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Taquaritinga e liberado. Apesar dos machucados, ele diz que o susto foi o que mais marcou.
“Estou sentindo pouca dor agora, mas assim, o mais é o susto que a gente toma, o cachorrinho está tremendo ainda depois de três, quatro horas que aconteceu”, disse.
O idoso também desabafou sobre a preocupação com a presença de cães soltos nas ruas.
“A gente já não tem mais aquela vitalidade física para reagir. A gente precisa ficar esperto porque isso aí pode acontecer. (…) Podia ser uma criança, uma outra pessoa idosa”.
Câmera de segurança registrou o momento em que Pitbull ataca cão e idoso em Taquaritinga, SP
Câmeras de segurança
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.