
Amazon On 2025 discute futuro digital da Amazônia com foco em inclusão e sustentabilidade.
Divulgação/FAS
Com foco em soluções tecnológicas, inovação e sustentabilidade, o Amazon On 2025 reunirá, nos dias 20 e 21 de agosto, em Manaus, representantes do poder público, setor privado e sociedade civil para debater o futuro digital da Amazônia.
Segundo o presidente da Anatel, Carlos Manuel Baigorri, o evento vai detalhar os caminhos para levar conectividade significativa a uma das regiões mais desafiadoras — e estratégicas — do Brasil.
“Nosso papel será o de articular e catalisar esforços, mas também de promover o diálogo entre o setor público, o privado e a sociedade civil”, afirmou.
Segundo ele, a Anatel já vem incorporando a agenda de sustentabilidade à sua estratégia. Para além do acesso à internet, a conectividade é vista como um motor de preservação ambiental e inclusão social. A atuação da Agência tem buscado estimular projetos de infraestrutura com baixa pegada ambiental, incentivando o uso de tecnologias que respeitam o ecossistema amazônico.
Para Baigorri, o principal desafio ainda é a infraestrutura. Soluções como o uso do FUST, o compartilhamento de estruturas e projetos como o Norte Conectado estão entre as estratégias adotadas para mitigar os gargalos.
A expansão do 5G, da Internet das Coisas (IoT) e da inteligência artificial também surge como aliada da inclusão e da sustentabilidade. Segundo Baigorri, essas tecnologias podem conectar comunidades remotas a serviços essenciais, como educação e saúde, e fortalecer redes de monitoramento e fiscalização ambiental.
Com metas que preveem 95% da população com acesso à internet até 2027, a Anatel tem intensificado parcerias e ações que resultaram na expansão da banda larga em localidades da região Norte, inclusive com fibra ótica implantada por meio do leilão do 5G.
“Estamos simplificando normas, promovendo a regulação responsiva e incentivando o uso eficiente do espectro. Porque a conectividade significativa empodera as comunidades com ferramentas que ampliam o acesso à informação e a repercussão de suas demandas”.
O legado do Amazon On 2025, na visão da Anatel, será a consolidação de compromissos e parcerias concretas que viabilizem redes ativas e comunidades realmente conectadas. “A região precisa ser protagonista na agenda digital do país”, defendeu Baigorri.
E essa transformação, segundo ele, já é percebida no dia a dia de quem vive na Amazônia: seja em uma escola conectada, no acesso ao comércio digital ou em uma videochamada entre avós e netos separados pela distância.