
Primeiro dia teve seletiva com grupos que disputam vaga em 2026
A arena do 49º Festival Folclórico de Santarém, no oeste do Pará, foi tomada pela vibração das torcidas e a ansiedade dos brincantes na primeira noite marcada pela Seletiva para a edição de 2026. A programação começou na quarta-feira (6) com apresentação de quadrilhas estilizadas, grupos de carimbó e quadrilhas humorísticas que trouxeram energia, emoção e um forte sentimento de pertencimento cultural.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
A Junina Meu Xodó foi a primeira a entrar em cena, abrindo a noite com o tema “Existe um tempo pra tudo”. A apresentação falou sobre o tempo de sonhar, de amar e, claro, de dançar. “É um momento de muita alegria. A gente rala seis meses fortemente com esses jovens, enfrentando muitas dificuldades. Estar aqui é realizar um sonho”, declarou uma das integrantes do grupo.
Na sequência, foi a vez da quadrilha Mistura Brasileira, que emocionou o público com o tema “Um Sonho de Criança”. O grupo criou um universo lúdico com músicas infantis em ritmo junino. O retorno da quadrilha ao festival, após seis anos afastada, tornou a apresentação ainda mais significativa. “A maioria do grupo está estreando, e essa emoção vai ficar guardada para sempre. Foi difícil até dormir antes da apresentação”, contou um dos integrantes.
A terceira apresentação da noite foi da quadrilha estilizada Estrela do Tapajós, que mostrou a força do amor dos jovens quadrilheiros pela dança. “Só de estar aqui já é uma vitória. Isso aqui é uma porta de entrada. Quem é quadrilheiro de verdade ama estar numa quadra dessas dançando. É uma sensação inexplicável”, relatou um dos brincantes.
Apresentação de quadrilha estilizada na Seletiva do Festival Folclórico de Santarém
Rony Aires
Além das quadrilhas, grupos de carimbó também se apresentaram, levando muito gingado para a arena e exaltando a riqueza da cultura regional. Encanto de Carimbó, Revelação de Carimbó, Gingado Tapajônico e Carimbó Caboclo, mostraram a energia tradicional da dança amazônica, com muito batuque e movimento.
A programação da primeira noite encerrou com a categoria Humorística, que arrancou risadas da plateia com os grupos Piranhas e Mocréias e Peruas na Roça, que apresentaram quadros cômicos recheados de sátira e irreverência.
O Festival Folclórico de Santarém já se consolidou como um grande mobilizador de artistas e produtores culturais. Ao todo, 38 agremiações participam da programação este ano. “É um festival esperado o ano todo. As seletivas mostram que essas quadrilhas estão prontas para brilhar. Ano que vem o festival completa 50 anos, e já estamos preparando uma grande festa”, afirmou a organização.
Apresentação de carimbó na Seletiva do Festival Foclórico de Santarém
Rony Aires
A disputa pelo título da categoria Quadrilhas Tradicionais será nesta quinta (7), a partir das 20h, com apresentações das juninas Flor do Pará, Estrela D’alva, Coração Paraense, Trevo do Amor e Cinco Aros.
A entrada é um quilo de alimento não perecível e o público está convidado a prestigiar mais uma noite de festa, ritmo, cultura e tradição amazônica.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região