
Onça-pintada é flagrada tentando entrar em condomínio de luxo em Ji-Paraná, RO
Uma onça-pintada foi filmada nesta semana tentando entrar em um condomínio de luxo localizado em Ji-Paraná (RO). Segundo a vereadora do município e médica veterinária, Dra. Rosana, uma força-tarefa está sendo mobilizada para resgatar o animal.
📲Siga o Instagram do g1 RO
As imagens de uma câmera de monitoramento do condomínio mostram o animal se aproximando do portão principal, onde tenta encontrar uma brecha para entrar, mas sem sucesso. Em outros trechos, a onça aparece caminhando ao redor da entrada do condomínio, com comportamento desorientado.
🔍O condomínio está localizado no Terceiro Distrito de Ji-Paraná, próximo ao rio Urupá.
A vereadora do município, que atua em causas ligadas à proteção animal, afirmou que acionou diversas autoridades para lidar com o caso.
LEIA TAMBÉM:
‘Sempre ameaçou ela’, diz mãe de jovem desaparecida sobre ex-marido preso por suspeita de feminicídio em RO
‘Com a consciência limpa’, diz blogueira, esposa de empresário de RO preso com 103 barras de ouro em RR
Pela 1ª vez, Justiça Eleitoral cassa vereadores por fraude na cota de gênero em RO
“Já entrei em contato com o Instituto Onça Pintada, o Corpo de Bombeiros, o comandante da Polícia Militar, da Polícia Ambiental e o Ibama. Estamos montando uma força-tarefa”, disse.
Ao g1, o Ibama informou que foi acionado o Centro de Triagem de Animais Silvestres, em Porto Velho, para “acompanhar essa questão e contribuir com os trabalhos que serão realizados”. Já o Corpo de Bombeiros informou que não tem atribuição legal para realizar resgates de animais silvestres em área urbana e que pode apenas contribuir com a força-tarefa coordenada por órgãos ambientais.
O g1 também tentou contato com a Polícia Ambiental, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o Instituto Onça Pintada e a portaria do condomínio, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.
A onça-pintada é considerada uma espécie vulnerável e protegida por lei. Em situações como essa, é fundamental que o resgate seja feito por profissionais especializados, para garantir a segurança do animal e da população.
Onça-pintada em condomínio de Ji-Paraná, RO
Reprodução/Redes Sociais