
Casa da Mulher Brasileira: espaço tem vários serviços para mulheres vítimas de violência
Mulheres vítimas de violência já podem recorrer ao plantão de atendimento 24h da Polícia Civil na Casa da Mulher Brasileira (CMB) de Teresina. Registro de boletins de ocorrência, requerimento de Medidas Protetivas de Urgência, bem como requisição de exames periciais são alguns serviços que estarão disponíveis a qualquer hora do dia.
A Polícia Civil do Piauí, por meio de uma portaria assinada pelo delegado-geral da Polícia Civil Luccy Keiko e publicada nesta quinta-feira (7), irá atender todas as ocorrências em flagrante de violência de gênero. Dessa forma, a medida já está em vigor.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Apesar do funcionamento da CMB já ser de 24h, a unidade da Polícia Civil no local funcionava em horário comercial. Uma vítima de violência que prefere não ser identificada contou ao g1 que enfrentou dificuldades ao registrar um boletim de ocorrência na unidade fora desse horário.
“Na minha experiência, eu enfrentei uma dificuldade muito grande com o horário de funcionamento, porque era de 8h às 17h e nos finais de semanas não funcionava. Por conta disso, eu tive que voltar mais de uma vez, o que atrapalhou bastante o meu trabalho. Saber que agora vai funcionar 24h é uma mudança muito importante e isso vai garantir que as mulheres recebam o atendimento no momento que realmente precisam, sem esperar o horário comercial”, relata a mulher.
Leia também:
Rede de proteção às mulheres no Piauí funciona 24h durante festas de fim de ano
TJ do Piauí e Prefeitura de Teresina discutem criação da Casa da Mulher Brasileira
Segundo a polícia, o objetivo é de “garantir atendimento contínuo, humanizado e eficaz às mulheres e meninas vítimas de violência na capital e na região metropolitana”.
A portaria também determina que, em caso de indisponibilidade da equipe do plantão da Casa da Mulher Brasileira, a Central de Flagrantes fará o procedimento policial, podendo ser feito com o deslocamento da equipe da Central de Flagrantes ou por videoconferência.
A Casa da Mulher Brasileira está localizada na Avenida Roraima, 2363, bairro Aeroporto, na Zona Norte de Teresina. A unidade funciona 24h todos os dias e oferece às vítimas de violência de gênero assistência jurídica e psicológica, além de abrigar unidades de atendimento da Polícia Civil, brinquedoteca e alojamento de passagem.
Violência contra a mulher
G1
*Estagiária sob a supervisão de Roberto Araujo.
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube