De pai para filho: Paixão pela aviação une pilotos da mesma companhia aérea


Filho faz primeiro voo como piloto na mesma companhia aérea em que o pai trabalha há 30 anos
Arquivo Pessoal/Roger Piani
Um sonho que começou no banco de trás do carro do avô virou profissão e inspiração de pai para filho. O comandante Roger Emílio Piani, de 55 anos, que há mais de 30 anos pilota voos internacionais, agora vê o filho, Roger Simonetto Piani, iniciar carreira como piloto na mesma companhia aérea.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
A paixão de Piani pai pela aviação surgiu aos 12 anos, quando o avô o levou para ver aviões pousando e decolando no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. A partir daí, o passeio ao parque com a família deu lugar a tardes no aeroporto, tradição que alimentou o sonho do garoto.
“Meu avô não era fã de aviões, mas fazia isso por amor. Aquilo me encantou”, lembra o comandante.
Anos depois, já consolidado como piloto, Roger se tornou pai. O filho cresceu cercado pelo universo da aviação, acompanhando o pai em viagens e absorvendo histórias. A admiração virou meta profissional.
O filho começou na empresa como despachante técnico, enquanto estudava e fazia o curso de piloto. Ganhou experiência como instrutor de voo e, após três tentativas no processo seletivo, foi aprovado para pilotar na companhia. Decidiu manter segredo até a fase final para surpreender o pai.
“Queria contar só quando tivesse certeza. Quando fui aprovado, foi pura emoção”, diz.
Na última quinta-feira (7), ele fez o primeiro voo como piloto de um Airbus pela América do Sul. O momento foi acompanhado de perto pelo pai, que preparou uma surpresa para marcar a estreia que foi como piloto observador, em que ele assiste o comandante.
“Saber que inspirei meu filho a seguir esse caminho é uma realização indescritível. Hoje, ele também me inspira”, afirma Piani pai.
Com a energia e entusiasmo do filho, o comandante diz ter renovado o próprio fôlego para seguir voando. “O ânimo dele contagia e inspira não só a mim, mas toda a família”, completa.
Filho faz primeiro voo como piloto na mesma companhia aérea em que o pai trabalha há 30 anos
Arquivo Pessoal/Roger Piani
Filho faz primeiro voo como piloto na companhia aérea em que o pai trabalha há 30 anos
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.