
No Dia do Estudante, celebrado nesta segunda-feira (11), a Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto(Famerp), no interior de São Paulo, abre as portas e proporciona a jovens que sonham com uma vaga na universidade a experiência de se transformarem em universitários por um dia.
A instituição pública, que oferece cursos de medicina e enfermagem, promove workshops voltados para alunos do ensino médio e de cursinhos preparatórios, oferecendo uma vivência prática e real do cotidiano universitário.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
⚕️ Além de lembrar a data, a proposta é dar aos estudantes a chance de mergulhar no ambiente universitário antes mesmo de fazer o vestibular. No workshop de medicina, eles aprendem, por exemplo, como dar pontos cirúrgicos, além de conhecer mais sobre o corpo humano em contato direto com peças anatômicas reais.
🩺 Já no workshop de enfermagem, os estudantes participam de aulas práticas e teóricas com foco em conhecimentos básicos da área. Também há momentos de interação com alunos da graduação que atuam como monitores.
O estudante Denner Renato Machado Lima, de 18 anos, está no primeiro ano de cursinho e já se decidiu: quer ser médico. Desde cedo ele tem esse sonho, mas foi no workshop que a certeza se consolidou.
O jovem já participou da vivência no último ano do ensino médio, concluído no ano passado. Sem pensar duas vezes, ele também se inscreveu no curso deste ano.
Durante a programação, no ano passado, Denner pôde participar de diversas atividades práticas e interativas: teve aula de primeiros socorros, medição de pressão arterial, colocou gesso em fraturas simuladas e aprendeu a dar pontos.
“Quando soube do workshop, vi uma oportunidade incrível de conhecer de perto a estrutura da faculdade, os profissionais envolvidos e viver, mesmo que por um dia, um pouco da rotina de quem está na área da saúde. E saí de lá ainda mais motivado”, comenta Denner.
Estudante Denner Renato Machado Lima participa de workshop em Rio Preto (SP)
Denner Renato Machado Lima/Arquivo pessoal
Decisões mais conscientes
Ao g1, a professora doutora Beatriz Barco, diretora adjunta da Famerp, confirmou que o contato é fundamental para ajudar os estudantes a tomarem decisões mais conscientes sobre o futuro profissional.
“Ao vivenciarem, mesmo que por um dia, a rotina acadêmica, os desafios e as experiências práticas de cursos como medicina e enfermagem, eles conseguem perceber se realmente se identificam com aquela área”, complementa a diretora.
Para ela, permitir que os jovens experimentem um pouco do que é ser universitário é dar a eles ferramentas para uma escolha profissional mais consciente.
Conforme Beatriz, os alunos chegam ao vestibular com dúvidas ou ilusões sobre a carreira. Ao participarem da vivência, passam a entender melhor os desafios, as demandas e, principalmente, o impacto social da profissão.
“Muitos relatam que esse primeiro contato com práticas tão significativas da formação médica e de enfermagem é o momento em que realmente sentem que estão no caminho certo”, revela a diretora.
Denner participa de workshop da Famerp no Dia do Estudante em Rio Preto (SP)
Denner Renato Machado Lima/Arquivo pessoal
Portas abertas
Além dos workshops, a Famerp tem um programa de visita monitorada gratuita e aberta às escolas públicas, particulares e cursinhos.
A visita monitorada é uma atividade que oferece a oportunidade de conhecer os cursos oferecidos pela Famerp, e ter acesso à história, aos cursos de extensão universitária e aos serviços prestados à comunidade.
Os visitantes serão recepcionados por docentes que os acompanharão em um tour, cujo roteiro inclui passagem pelos departamentos, salas de aula, laboratórios e toda a infraestrutura disponível para a formação dos alunos.
As vagas são limitadas e as inscrições são gratuitas. As visitas poderão ser realizadas às quartas-feiras, das 13h às 16h.
Cursinhos pré-vestibulares gratuitos em Rio Preto ajudam estudantes que sonham com o ENEM
Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM