
Arquivo Faculdade FIC. Criada pelo Freepik.
A prática regular de exercícios físicos tem se revelado, ao longo dos anos, uma das formas mais eficazes de promoção de uma verdadeira transformação na vida humana. Considerado um caminho real e acessível para a mudança completa do corpo, da mente e, por consequência, da qualidade de vida, incorporar a prática de atividades físicas à rotina leva a mudanças significativas, como destaca o profissional de Educação Física Ivson Rodrigues, coordenador do curso de graduação de Educação Física da FIC Garanhuns (Faculdade Integrada CETE).
Mais do que ajudar na perda de peso ou no ganho de massa muscular, movimentar o corpo impacta positivamente o metabolismo, a saúde mental e o desenvolvimento global do indivíduo. “Ao sair de um estado de inatividade e adotar um estilo de vida mais ativo, mudanças importantes começam a acontecer. O metabolismo acelera, a composição corporal melhora e o sistema cardiovascular torna-se mais eficiente. Isso significa que o corpo passa a responder melhor às demandas do dia a dia, ganhando resistência, agilidade e disposição”, detalha Ivson Rodrigues.
Os benefícios não param por aí, como acrescenta o profissional: “A prática de atividades físicas estimula a liberação de neurotransmissores como a dopamina e a serotonina — substâncias diretamente ligadas à sensação de bem-estar e felicidade. Com isso, a autoestima se fortalece, a saúde emocional dá sinais de melhora e até mesmo a capacidade cognitiva é beneficiada”.
Memória, concentração e inteligência são potencializadas quando corpo e mente estão em harmonia. “O velho ditado ‘mens sana in corpore sano’ (mente sã em corpo são) faz todo sentido. O desenvolvimento humano, em sua totalidade, está diretamente ligado ao cuidado com o corpo. Estudos mostram que pessoas fisicamente ativas tendem a ter melhor desempenho em tarefas intelectuais e maior estabilidade emocional”, acrescenta o coordenador.
Por outro lado, a ausência de movimento abre espaço para uma série de problemas: “Doenças ligadas ao sedentarismo, à má alimentação e à privação de sono se acumulam ao longo do tempo, minando a saúde e comprometendo a qualidade de vida”, relata Ivson Rodrigues. Diante desse cenário, cresce o entendimento de que o exercício físico deve ser visto como um verdadeiro remédio preventivo: um investimento simples e acessível, que pode evitar enfermidades, fortalecer o organismo e, acima de tudo, transformar a maneira como se vive.
Sobre a instituição
A FIC Garanhuns (Faculdade Integrada CETE) oferece os cursos de graduação em Educação Física, Psicologia, Odontologia, Fisioterapia, Farmácia, Enfermagem, Nutrição e Direito. A unidade de Ensino Superior fica na BR-423, bairro São José, em Garanhuns, onde também funciona o FIC Técnico, que oferece os cursos Técnico de Enfermagem e Análises Clínicas. Mais informações podem ser obtidas pelo número (87) 99600-7779 (WhatsApp). É possível acompanhar as novidades da FIC através do site institucional www.ficgaranhuns.com.br e do perfil oficial no Instagram @ficgaranhuns.
Por FIC Garanhuns – Faculdade Integrada CETE / Colaboração: Alane Brenda Cavalcante Lopes.