Maria Berklian, idosa que viralizou nas redes com bordão ‘tá barato’, morre em SP


Maria Berklian
Arquivo Pessoal
A idosa Maria Berklian, que era conhecida como a “Rainha do Brasil” e viralizou nas redes sociais com o bordão “tá barato” toda vez que entrava em lojas luxuosas de shoppings de São Paulo, morreu aos 87 anos na madrugada desta segunda-feira (11), na capital paulista.
Segundo o neto Eduardo Berklian, Maria teve um problema cardíaco. O velório ocorre na Catedral Armênia de São Jorge e o velório será 16h30 no Cemitério Chora Menino. “Estou arrasado e destruído”, afirmou Eduardo.
Com mais de 1 milhão de seguidores no TikTok, os vídeos que mais fizeram sucesso de Maria foram aqueles que mostram a idosa em lojas como Chanel, Dolce e Gabbana, Balenciaga e até em concessionárias de carros importados. Um deles alcançou 23 milhões de visualizações.
Em uma das publicações, Maria apareceu indo buscar uma Mercedes. Em outra, a idosa afirmou que ia levar três bolsas que custavam, cada uma, cerca de R$ 20 mil. No perfil, ela era apresentada como a “rainha do Brasil “e brincava dizendo ser a “prima do Dom Pedro I”. Mas quem é ela?
Idosa viraliza com bordão ‘tá barato’ em compras de luxo e se torna tiktoker
Em 2022, o g1 conversou com o neto Eduardo, responsável pelas redes sociais da avó. Ele contou que a família sempre a chamou de rainha e, por isso, teve a ideia de criar um perfil para a “rainha do Brasil”.
“Tudo começou com uma brincadeira. Eu a gravei naquele período que estávamos mais em casa na pandemia, em 2020 e 2021. A gente sempre a chamou de rainha, porque sempre foi vaidosa e gosta de joias. Depois fui fazendo vídeos dela dos passeios e compras, e foi rendendo.”
O parentesco com Dom Pedro I é uma brincadeira, ressaltou Eduardo, na época. Na verdade, os pais de Maria saíram da Armênia em 1920 e vieram para São Paulo, cidade onde ela nasceu e formou sua família.
Viúva há 26 anos, o neto afirmou que a avó vivia com a renda de aluguéis dos imóveis de sua propriedade.
“Minha avó começou na adolescência mesmo como costureira e feirante. Batalhou bastante. Após se casar, ela e o meu falecido avô conseguiram montar uma rede de supermercados, que cresceu e depois foi vendida há 30 anos. O negócio deu conforto para todos”, afirma.
Fama
Maria Berklian
Reprodução/TikTok
A fama de Maria com os vídeos surpreendeu todos da família, principalmente o neto. O bordão “tá barato” sempre existiu, diz Eduardo.
“Eu nunca pensei que ia ter essa repercussão. Meus pais não queriam que eu fizesse redes sociais para ela, mas agora aceitaram. Confesso que ainda não sei a proporção disso. Apesar de ser uma brincadeira, desde que me conheço por gente ela fala ‘tá barato’ para tudo e acabou ficando o bordão dela.”
Eduardo ainda relatou que a avó passou a ser reconhecida e passou a ter uma rotina entre gravações, entrevistas e até propostas para publicidade.
Maria Berklian
Reprodução/TikTok
Maria e o neto Eduardo
Reprodução/TikTok
Adicionar aos favoritos o Link permanente.