
Foragida que recrutava mulheres para levar drogas à Europa é presa pela PF no Amapá
Arquivo/PF
A Polícia Federal prendeu nesta segunda-feira (12), em Macapá, uma mulher suspeita de integrar uma organização criminosa envolvida com tráfico internacional de drogas. Ela estava foragida desde maio e foi localizada no bairro Buritizal, na zona sul da capital.
A prisão foi realizada pelo Grupo de Capturas da PF, com apoio de agentes da Delegacia da Polícia Federal de Oiapoque. A ação também cumpriu um mandado de busca pessoal expedido pela Justiça Federal de Oiapoque.
Baixe o app do g1 para ver notícias do AP em tempo real e de graça
Segundo as investigações, a mulher era o principal braço da quadrilha em Oiapoque. Ela recrutava mulheres para transportar drogas à Europa como “mulas”.
A suspeita usava redes sociais para atrair as vítimas e organizar o envio. Pelo menos três mulheres de Oiapoque recrutadas por ela foram presas no exterior: duas na França, que já cumpriram pena, e uma que segue detida em Portugal.
LEIA TAMBÉM:
‘Ele sonhava com nossa filha’, diz namorada grávida de jovem morto em chacina na Amazônia
Justiça converte em preventiva prisão de motorista que matou motociclista em acidente em Macapá
O mandado de prisão é parte da operação No Show, deflagrada em maio de 2025. Após a ação, a investigada fugiu para a Guiana Francesa e estava sendo procurada desde então.
Após prestar depoimento na Superintendência da Polícia Federal no Amapá, ela foi encaminhada ao Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), onde permanece à disposição da Justiça.
Ação no Amapá desarticula esquema que usava pessoas para o tráfico de drogas na Europa
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá: