
Idosa é abandonada por parentes em construção improvisada e sem comida em Campinas
Gustavo Biano/EPTV
Uma idosa de 65 anos foi resgatada na noite desta segunda-feira (11), em Campinas (SP), após ser deixada sozinha em uma obra improvisada, precária, e sem condições de moradia.
Segundo a Guarda Municipal, desprotegida do frio, ela estava no local desde domingo (10) e a suspeita é que o abandono tenha sido cometido por parentes.
Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp 📲
O cômodo fica na Rua Rosa Balão, no bairro Satélite íris. “Sem piso, sem cobertura, um monte de roupas jogadas, não tinha cama, nada. Sem nenhum tipo de alimento e sem condições nenhuma de uma pessoa habitar”, contou o guarda Lucélio dos Santos Palmeira.
Vizinhos relataram que ela foi deitada no local no domingo (10) e passou o dia e a noite sozinha. Um vídeo mostra que moradores chegaram a erguer muros na tentativa de dar um pouco de proteção à mulher (assista acima).
Responsabilidade da família será investigada
A GM foi até o local após a mobilização de moradores e da pessoa que a deixou no local. A polícia vai investigar a responsabilidade dos familiares. A perícia foi acionada e o caso foi registrado com base no artigo 99 do Estatuto do Idoso, que trata do crime de abandono ao perigo.
“No local, a informação que a gente teve é que eram parentes, netos e filho que deixaram ela lá”, comentou Palmeira. “A gente fica um pouco balado abalado com a situação, porque estava uma temperatura bem baixa”.
“Aparentemente, ela tem algum distúrbio, mas é uma pessoa que conversa, que conta fatos da vida passada dela, mas ela não traz um relato atual do que está acontecendo. Ela não sabe o que está acontecendo. Por isso, foi encaminhada ao Samu”.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.