Laudo aponta pneumonia e doença no fígado como causas da morte de mulher em situação de rua no Centro do Rio


Mulher é encontrada morta no Centro do Rio
Reprodução
Uma mulher em situação de rua encontrada morta na manhã desta segunda-feira (11) na Praça Marechal Floriano (Cinelândia), no Centro do Rio, morreu em decorrência de pneumonia e de uma doença no fígado, segundo laudo do Instituto Médico-Legal (IML). Testemunhas haviam afirmado que ela teria sido vítima do frio.
A mulher foi identificada como Sara Freire Costa, de 41 anos. O corpo foi levado ao IML Afrânio Peixoto, onde passou por necropsia no início da tarde. O exame interno apontou que Sara apresentava edema pulmonar com secreção purulenta — compatível com pneumonia — e fígado aumentado e amarelado, característico de esteatose hepática.
O laudo concluiu que a morte ocorreu por “evolução de um estado mórbido”, sem sinais de violência, asfixia ou tortura. Ainda segundo o documento, havia quatro pequenas manchas roxas no tórax, mas sem relação com a causa da morte.
A temperatura no Rio ficou entre 15,4 graus e 21,3 nesta segunda, segundo o Inmet. Na terça, a previsão indicava temperaturas entre 13 e 23 graus.
No mês passado, o g1 publicou uma série de reportagens sobre as dificuldades enfrentadas pelas pessoas em situação de rua no inverno. Sem proteção adequada, homens, mulheres, crianças e até idosos improvisam com papelões, sacos plásticos e pedaços de cortina para tentar se proteger das baixas temperaturas. Para piorar, precisam lutar para não perder o pouco que têm.
Pessoas em situação de rua lutam contra o frio, a fome e ações repreensivas da prefeitura
Adicionar aos favoritos o Link permanente.