
Prefeito de Itobi, SP, conta como se virou sem água nos últimos dias
A falta de água constante está afetando a vida da população de Itobi (SP) e até a do prefeito Joaquim Maranata. Há pelo menos 8 dias os moradores enfrentam a situação. (veja vídeo acima).
“Eu fiz a comida, fiz o almoço 3 horas da madrugada, aí não teve água para lavar a vasilha. Então a vasilha tá suja desde cedo. Eu fiz a o almoço com água da geladeira. Eu fiz o café com água do galão”, desabafou.
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) informou que o problema foi causado por um vazamento na rede de distribuição, e deve estar totalmente resolvido até quarta (13).
Prefeito de Itobi reclama de falta de água
Nilson Porcel/EPTV
Mais notícias da região:
DENÚNCIA: Adolescente trans acusa educador de transfobia e agressões em Casa de Acolhimento de São Carlos
HOMICÍDIO: Corpo de jovem é encontrado amarrado a pedras em córrego de Rio Claro
SORTE: Resultado da Lotomania: aposta de cidade da região ganha mais de R$ 66 mil em sorteio
Sem água
A casa do prefeito fica no bairro Princesa do Rio Verde, mas o transtorno se estende a outras regiões da cidade de 7.466 habitantes.
“Nós temos que quebrar o galho porque de madrugada às vezes solta um pouquinho a água, aí a gente enche a caixa e acaba tocando um pouco. Mas chegou o momento agora que não está tendo nem ontem, nem hoje, nem de noite, nem agora”, afirmou o prefeito.
Moradores reclamam da falta de água em Itobi, SP
Nilson Porcel/EPTV
No bairro Novo Horizonte, a casa da mãe da pensionista Lourdes Toniato estava com a louça acumulada. “Agora só Deus é que sabe quando a louça. Vamos esperar que esse reabastecimento volte”.
Vazamento na rede
A Sabesp, que é a companhia responsável pelo abastecimento, informou que encontrou um vazamento na rede de distribuição da cidade no começo da tarde desta terça-feira (12).
“Aí toda a equipe da Sabesp que já estava no local, já resolveu o problema. A expectativa é que ao longo aí das próximas horas e, principalmente à noite, a gente gradativamente vai recuperando a nossa reservação de água. O planejamento nosso é que amanhã essa questão já esteja resolvida”, disse o gerente regional da Sabesp Gilson Santos de Mendonça.
Veja a reportagem do EPTV2 na íntegra:
Moradores reclamam da falta de água desde a semana passada em Itobi
O gerente regional da Sabesp informou que desde que foi detectado que o reservatório não chegava à capacidade máxima, as equipes trabalhavam para encontrar o vazamento, e que a demora foi porque o serviço tinha que ser feito principalmente a noite por causa do equipamento chamado geofone.
Disse ainda que no sábado, o dia de maior impacto, recebeu 19 chamadas sobre o problema, e recomendou que as casas tenham caixas d´água, para problemas como o enfrentado agora.
Afirmou que até 2029 serão investidos R$ 14 milhões em melhoria no abastecimento e também em saneamento na área rural.
VÍDEOS DA EPTV:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara