Recém-nascida é salva por PMs após se engasgar com leite materno no Acre


Policiais fazem Manobra de Heimlich para salvar bebê engasgada com leite materno no Acre
A recém-nascida Emily foi salva por policiais militares de Acrelândia, no interior do Acre, após se engasgar com leite enquanto era amamentada na última quinta-feira (14).
A menina recebeu os primeiros socorros feitos pelo 3º sargento Jonathan, até ser levada ao hospital da cidade para receber os atendimentos médicos. O procedimento adotado foi a Manobra de Heimlich. (Entenda como funciona mais abaixo)
📲 Baixe o app do g1 para ver notícias do AC em tempo real e de graça
Segundo o tenente Correia, da Polícia Militar (PM-AC), a família não conseguiu contato com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) devido à instabilidade do sinal de telefone.
Policiais fazem manobra para salvar bebê engasgada com leite materno
Cedida
Em desespero, eles foram até o Centro Integrado de Segurança, onde funciona a PM e a Polícia Civil.
“Eles chegaram pedindo socorro, dizendo que uma bebê estava engasgada e que não conseguiam contato com o Samu. Nós nos deslocamos imediatamente para a Linha 7, onde ela estava, e encontramos os familiares vindo ao nosso encontro”, relatou o tenente.
LEIA MAIS:
Técnica é indiciada por causar queimaduras em bebê após banho com água quente em maternidade no AC
PM salva bebê recém-nascida que se engasgou com leite materno no Acre; VÍDEO
Engasgo: veja como fazer a manobra de Heimlich, técnica que pode salvar vida
Manobra de Heimlich: g1 explica como fazer técnica que pode salvar de engasgos.
Ainda de acordo com o tenente, o 3º sargento assumiu o atendimento da criança e realizou a manobra de desobstrução das vias aéreas.
“A bebê estava roxa, com dificuldade para respirar. O sargento fez a massagem e logo ela começou a dar sinais de vida. Em seguida, fomos para o hospital com ele mantendo o procedimento durante todo o trajeto”, contou.
Policiais de Acrelândia salvam bebê que se engasgou com leite materno
Cedida
No hospital, a equipe médica confirmou que Emily já havia recuperado a respiração e que a ação dos policiais ajudou a salvar a vida da bebê.
Além do tenente Correia e do sargento Jonathan, participou da ocorrência o soldado Ruiz, que conduziu a viatura.
“Graças a Deus deu tudo certo, conseguimos acalmar a família durante o procedimento e a bebê está bem”, concluiu o tenente.
Manobra de Heimlich: como aplicar para salvar vida durante engasgo
Veja como realizar a Manobra de Heimlich:
📌 Técnica para bebês menores de um ano:
A criança vai ficar roxa, chorar fraco ou não chora e vai ficando molinha.
Não abrir a boca do bebê e tentar retirar o objeto enfiando o dedo dentro da garganta. O objeto deve ser retirado somente se estiver visível.
Ligar para o Samu ou para os bombeiros e até a chegada do socorro iniciar a Manobra de Heimlich. Primeiro colocar o bebê sobre o antebraço ou coxa de cabeça para baixo e aplicar cinco golpes nas costas de maneira firme para que consiga empurrar o corpo estranho que ela engoliu.
Virar a criança e, se o objeto se tornou visível, retirá-lo com os dedos.
Se o objeto não estiver visível ou a criança continuar com dificuldades para respirar, fazer cinco compressões torácicas colocando dois dedos na linha entre os mamilos e empurrando contra o tórax da criança.
Repita o ciclo de golpes nas costas e compressões torácicas mais uma vez.
Se a criança não se recuperar, ela pode estar tendo uma parada cardiorespiratória e fazer a reanimação caso tenha treinamento para o procedimento. Uma forma simplificada de fazer o procedimento é ir apertando dois dedos contra o tórax do bebê.
📌 Técnica para crianças e adultos:
Se colocar atrás da pessoa que está engasgada e a abrace por trás – se for criança pequena, ajoelhe atrás dela.
Una e prenda as duas mães acima do umbigo. Uma mão permanece fechada e a outra pressiona, comprimindo o abdômen com força por cinco vezes. O objetivo é comprimir o diafragma para ajudar a criança a expelir o corpo estranho – essa manobra é chamada de “abraço da vida”.
Assim como ocorre com os bebês, se após a primeira tentativa a pessoa continuar engasgada, acione ajuda especializada.
*Colaborou Quésia Melo, da Rede Amazônica Acre.
Vídeos: g1
Adicionar aos favoritos o Link permanente.