Vilarejo Acabamentos: 29 anos de inovação, expansão e conexão com clientes


Em 2025, a Vilarejo Acabamentos celebra 29 anos de história no mercado, marcando quase três décadas de transformação no setor da construção civil e acabamento de alto padrão. O que começou como uma loja em Macaé, no interior do Rio de Janeiro, tornou-se referência regional em qualidade, atendimento especializado e curadoria de produtos.
Para marcar essa trajetória, conversamos com Monique Mello, presidente do grupo, que compartilhou os marcos, aprendizados e valores que moldaram o caminho da Vilarejo até aqui.
Desde a inauguração da primeira loja, em 1996, muita coisa mudou. “Começamos como uma loja pequena, muito focada no atendimento familiar. Hoje temos 9 unidades em operação, incluindo uma loja conceito no CasaShopping, no Rio de Janeiro, e somos reconhecidos como um dos principais nomes em acabamentos no estado”, conta Monique.
Em 2025 a Vilarejo celebra 29 anos como pilar o atendimento consultivo e humanizado
Arquivos Vilarejo
O início, como ela lembra, foi desafiador. “O desafio de toda empresa que se inicia é a falta de capital. Mas o grande contraponto disso foi a minha formação em hotelaria. Essa gestão de atendimento de pessoas fez um grande diferencial para a Vilarejo logo no início. Porque há 30 anos atrás esse mercado de material de construção era muito rude, muito masculino. Hoje é comum você usar material de construção como moda, os lançamentos são anuais. E o desafio para fazer a diferença foi entender isso e trazer a Vilarejo para esse viés”, explica.
Visão, parceria e propósito
Em menos de dois anos da abertura da primeira loja, a Vilarejo chegou em Cabo Frio. A convite da irmã, Frederico Mello, diretor das lojas Vilarejo, embarcou nesta jornada. “Participar da trajetória da Vilarejo desde seus primeiros passos em Macaé até sua consolidação como referência regional é um privilégio imenso. Estar à frente de um time que cresceu junto com a empresa, mantendo um padrão de excelência e compromisso, é motivo de orgulho para todos nós”, destaca Frederico.
Diretoria do Grupo Vilarejo com Lucas, Frederico, Monique e João Mello
Arquivo Vilarejo
Além de Frederico, Lucas Mello também integra a sucessão e o corpo diretivo das lojas, trazendo uma visão de futuro. “Ao olhar para o futuro da Vilarejo, meu objetivo é continuar honrando os valores que nos trouxeram até aqui, enquanto exploramos novas oportunidades e expandimos nossa influência. Acredito firmemente em nossa capacidade de inovar e liderar o mercado, mantendo sempre o foco no cliente e na excelência operacional”, afirma Lucas.
A expansão do grupo para cidades como Araruama, Maricá, Cabo Frio, Rio das Ostras, Búzios, Campos dos Goytacazes, Niterói e Rio de Janeiro, refletiu não apenas um crescimento geográfico, mas uma ampliação de visão.
“A Vilarejo deixou de ser apenas uma loja para se tornar uma referência quando percebemos que as pessoas vinham até nós em busca de mais do que produtos , elas buscavam ideias, inspiração e confiança para realizar seus sonhos”, completa a presidente.
Há quase 3 décadas no mercado de acabamentos de alto padrão, a Vilarejo Acabamentos é uma referência no assunto
Arquivo Vilarejo
Grandes marcos que fazem parte desta história
Entre os episódios mais simbólicos da história da Vilarejo está a inauguração da loja conceito no CasaShopping. “Foi um divisor de águas. Estar no maior centro de design e decoração da América Latina validou todo o esforço que tivemos ao longo dos anos para nos posicionar como uma marca que entrega valor e não apenas materiais”, destaca.
Neste 29º aniversário, a Vilarejo também comemora números expressivos:
Mais de 350 mil m² de revestimentos em estoque
Uma logística de entrega própria que alcança diversos municípios diariamente
Uma presença digital robusta, por meio do site vilarejoacabamentos.com.br e canais sociais ativos.
Investimento constante e inovação no DNA
A trajetória de crescimento da Vilarejo foi impulsionada por uma série de investimentos estratégicos. A criação de novos formatos de loja, a digitalização do atendimento, o investimento em sistemas de gestão e em experiências imersivas para o cliente foram decisivos.
“As lojas que vão sair na frente são aquelas que produzem nos seus clientes uma experiência. E como a gente trabalhou em toda a nossa existência buscando promover o cuidado com as pessoas e a responsabilidade com o resultado final, isso é muito forte”, ressalta Monique.
Além disso, o investimento contínuo em pessoas e capacitação técnica fez com que a empresa conseguisse sustentar seu padrão de excelência, mesmo em momentos desafiadores do mercado.
Ao longo dos anos, a cultura interna da Vilarejo também amadureceu. “A Vilarejo fez um trabalho muito importante durante todo esse tempo, que é a construção de uma equipe muito forte em valores, em todos os segmentos da empresa”, celebra Monique. A marca mantém como pilar o atendimento consultivo e humanizado, valorizando tanto a experiência do cliente quanto o comprometimento da equipe.
Marcar 29 anos de mercado é motivo de orgulho para toda a liderança da Vilarejo, mas também uma responsabilidade renovada. “A Vilarejo é uma empresa que tem muito a agradecer aos seus clientes, aos seus parceiros comerciais, industriais e equipe interna, por todo esse período que passamos juntos. Somos uma empresa familiar, mas uma família promissora, que acredita no que faz e que conta com uma força de trabalho e entende que uma empresa é feita de pessoas e para pessoas. E é isso que temos conquistado ao longo desses anos todos!”, completa Monique Mello.
Lojas celebram 29 anos de história, tradição e inovação no mercado
Arquivo Vilarejo
O que torna a Vilarejo única?
Na visão da presidente, o diferencial da Vilarejo está na soma entre curadoria de produtos, atendimento personalizado e compromisso com a entrega.
“Não vendemos apenas porcelanatos ou metais. Vendemos ambientes completos, experiências e soluções. Isso é o que nos torna únicos”, finaliza.
Com quase três décadas de história, a Vilarejo reforça seu propósito de ser mais do que uma loja de acabamentos: uma parceira de quem sonha, constrói e transforma. E com os olhos já voltados para os 30 anos, o futuro promete ainda mais inovação, design e conexões duradouras.
Sobre a Vilarejo Presente em Araruama, Maricá, Cabo Frio, Búzios, Rio das Ostras, Macaé, Campos dos Goytacazes, Niterói e no CasaShopping, a Vilarejo oferece um dos maiores estoques de acabamentos do Brasil, com mais de 350 mil m² de revestimentos, entrega rápida, equipe especializada e um atendimento que é referência no setor.
Conheça mais sobre as práticas sustentáveis do grupo acessando www.vilarejoacabamentos.com.br.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.