Turismo ajuda a recuperar cidades gaúchas afetadas por enchentes


Turismo vira motor de reconstrução no Vale do Taquari
No Rio Grande do Sul, o turismo tem contribuído para a recuperação das cidades afetadas pelas enchentes.
Cada cliente que chega no café do Marciano, em Muçum, no Vale do Taquari, traz junto um pouco de esperança. Foram três enchentes e inúmeros recomeços.
“A gente pensou em ir embora, a gente não queria mais viver isso aqui, a gente não enxergava uma luz no fim do túnel. Então, hoje nosso gramado tá verdinho de novo, as nossas mesas tão limpas, a nossa casa tá limpa, a gente tá tendo turistas na nossa casa”, conta o empreendedor Marciano Brandão.
A tragédia de maio de 2024 causou mais de R$ 30 milhões em prejuízos ao setor turístico na região. Mas depois que a água baixou, a maioria dos estabelecimentos reabriu as portas.
O impulso para a retomada do turismo começa aqui, no Cristo Protetor de Encantado. Construída com doações da comunidade, a estrutura foi inaugurada em abril deste ano e de lá pra cá já recebeu 140 mil visitantes.
“Maravilhoso, é demais, é um sonho estar aqui hoje né? Muito bom. Só Deus mesmo”, diz o aposentado Generino Pasqualoto.
O parque onde está o monumento fica no alto de um morro, com vista panorâmica para o vale.
“Quando a gente começou a subir a gente começa a sentir uma energia diferente, algo que é emocionante”, comenta o empresário Carlos Alberto dos Santos Pereira.
“É belo, belíssimo, não tem como explicar, não existem palavras de tão belo que é”, afirma a aposentada Vera Lúcia Kazati.
Um complexo, com mais de 20 lojas e restaurantes, surgiu por causa do movimento para visitar o Cristo.
Um complexo, com mais de 20 lojas e restaurantes, surgiu por causa do movimento para visitar o Cristo.
Jornal Nacional
“Para apoiar esse fluxo de pessoas que vêm até o Cristo conhecer todos os atrativos da cidade e, aqui, encontram outros atrativos e muito da nossa cultura” , pontuou Paula Rizzi, coordenadora de marketing do complexo.
“A gente tem novos hotéis ampliando ou novos hotéis surgindo. A gente tem uma rede gastronômica também se preparando muito para receber esse fluxo. E tudo isso acelera esse processo de desenvolvimento da região”, afirma o guia de turismo Charles Rossner.
Quem vive no vale sabe: o recomeço já está em curso. Mais uma vez.
“As estradas tão boas, a natureza está se recompondo cada dia mais. Então, venham para o Vale, o Vale continua lindo e esperando por todos” diz Marciano.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.