Uberlândia 137 anos: empreendedorismo, tecnologia e história que inspiram 2025


Quem escolhe Uberlândia como lugar para morar muitas vezes o faz pela qualidade de vida. De acordo com dados populacionais mais recentes, divulgados em 2022 no Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são 713.224 habitantes nesta metrópole com influência regional, nacional e internacional semelhante às de muitas capitais, sem perder o charme do interior.
Essas vantagens que todo uberlandense conhece bem podem ser percebidas no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), indicador que avalia a qualidade de vida de uma população levando em consideração três aspectos principais: saúde (longevidade), educação e renda. Um IDH mais alto indica melhores condições de vida para a população. O de Uberlândia é superior a 0,800 e se mantém entre as melhores do país nesse quesito.
Vista aérea da Praça Clarimundo Carneiro
PMU/Divulgação
A infraestrutura robusta da cidade, com a ampliação do Aeroporto Tenente Coronel Aviador César Bombonato, que está em andamento pela Aena Brasil, com novo terminal de passageiros de 10 mil m² e que vai dobrar a capacidade operacional para dois milhões de passageiros por ano. As obras incluem pontes de embarque, sala de embarque maior, mais balcões de check-in, um novo sistema de bagagem, melhorias na pista e no pátio de aeronaves. Começaram em janeiro deste ano, com previsão de conclusão para junho de 2026. Colocarão Uberlândia como um dos principais centros logísticos do Brasil.
Qualidade de vida também é algo diretamente ligado à saúde. O município mantém um dos maiores complexos hospitalares do interior do Brasil, o Hospital de Clínicas da UFU, que em 2024 ampliou os serviços de alta complexidade e virou referência em especialidades como cardiologia e oncologia.
Empreendedorismo que só cresce
Uberlândia possui um ambiente empreendedor com foco em agronegócio, processamento de grãos e produção animal, além de um número crescente de microempreendedores individuais (MEIs), que representam cerca de 8% da população e movimentam a economia local. A cidade tem um ambiente de negócios que pode ser considerado favorável, com apoio de instituições como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que oferece suporte para a criação de novos negócios e a geração de emprego e renda.
Uberlândia é a 9ª melhor cidade brasileira para empreendedores. É o que aponta o ranking elaborado pela empresa israelense Wix, proprietária da plataforma de criação de sites e portais, e divulgado pelo portal Panrotas. O levantamento utilizou dados atualizados até o início de novembro obtidos a partir de diferentes fontes do mercado de inovação e órgãos federais, como existência de espaços de coworking, infraestrutura de internet e investimentos de startups. A cidade está à frente de municípios como São José dos Campos (SP) e de capitais como Recife (PE), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Goiânia (GO), Salvador (BA) e Fortaleza (CE).
História que não se perde e se valoriza
Diferente de cidades nas quais a própria história se perdeu ao longo da expansão urbana, Uberlândia se destaca por valorizar o passado. A arquitetura histórica inclui a Igreja de Nossa Senhora do Rosário (prédio religioso mais antigo da cidade), a Estação Ferroviária Sobradinho e a Reserva Técnica (antiga Biblioteca Municipal).
Historicamente, Uberlândia foi elevada a arraial de São Pedro de Uberabinha em 1852 e emancipou-se em 1857. Desenvolveu-se a partir de seu potencial econômico, buscando a condição de metrópole, como visto no atual planejamento urbano da cidade.
Tecnologia e inovação aqui andam juntas
Uberlândia também se destaca pela sua capacidade de inovação tecnológica. De acordo com a comunidade de startups e inovação de Uberlândia (Uberhub), um mapeamento mostra que nos últimos cinco anos mais de R$ 5 bilhões foram faturados em vendas de empresas com base tecnológica da cidade.
De acordo com a Associação Brasileira de Startups, Minas Gerais é o 2º estado do país em número de startups do Brasil. Em Uberlândia, são cerca de 500 empresas de tecnologia e inovação, sendo que 266 são startups.
Neste ano de 2025 Uberlândia consolidou seu protagonismo em inovação urbana e transformação digital. De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a cidade avançou do nível 4 para o nível 5 de maturidade pela adoção de políticas públicas inovadoras em diversas áreas. A avaliação foi feita pelo programa “Cidades do Futuro”, do Governo de Minas Gerais. Uberlândia foi reconhecida como a maior cidade a integrar a iniciativa e a primeira do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba a alcançar esta classificação em Cidades Inteligentes.
Educação em contínuo crescimento
Em 2025 o município registra avanços significativos na educação, tanto na educação básica quanto no ensino superior, alcançando um Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 6,8, acima da média nacional. A cidade também é lar de renomadas instituições de ensino superior, como a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que continua atraindo talentos de todo o país.
Um merecido “viva”
Para comemorar os 137 anos de Uberlândia, a TV Integração lança um projeto especial que mostra pelos menos quatro motivos para a cidade ser a escolha de tantos mineiros. É o “Viva Uberlândia”, que está nas telas, na rádio, nas ruas e nas redes sociais. A ideia é mostrar a nossa força e o que fazem os uberlandenses e uberlandinos sorrirem.
Nesta editoria do G1 você poderá acompanhar uma série em videocast onde serão explorados os seguintes temas: empreendedorismo, arquitetura e história, tecnologia, inovação e educação.
A série especial em quatro episódios de videocast vai contar com a participação de personalidades renomadas em Uberlândia. Além disso, terá conteúdo específico na Rádio Cultura FM e também nos perfis das redes sociais da @negociosintegracao, @oquefazeruberlandia e @culturafm951. Acesse e confira.
O “Viva Uberlândia” é o momento não apenas de parabenizar nossa terra, mas também de ter orgulho ao vivenciar tudo que ela oferece.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.