
Pinguins são encontrados mortos em praia de São Francisco do Sul, em SC
Mais de 80 pinguins-de-magalhães foram encontrados mortos na Praia do Ervino, em São Francisco do Sul, Norte de Santa Catarina. As aves foram achadas na manhã de segunda-feira (18) e recolhidas pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).
“É um número chocante para todos nós, mas é um cenário que a gente tem observado ano após ano nessa época do ano, entre outono e inverno”, explicou a coordenadora do PMP-BS da Univille, Jenyffer Vierheller Vieira.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Os pinguins-de-magalhães (Spheniscus magellanicus) são animais migratórios. Por volta de março, eles deixam suas colônias na Patagônia argentina e nadam rumo ao Norte, passando pelo Uruguai e chegando ao Sul e Sudeste do Brasil. Essa migração acontece em busca de alimento e temperaturas mais amenas.
Segundo a coordenadora, muitos dos pinguins que chegam à costa brasileira são jovens e inexperientes. Durante a migração, eles enfrentam dificuldades e acabam chegando debilitados.
“A maioria já encalha em óbito e aqueles que chegam debilitados estão magros, fracos, hipotérmicos, necessitando de um atendimento urgente especializado, da equipe de médicos-veterinários”, disse a coordenadora.
Outra causa das mortes está ligada à ação humana. Exames em aves encalhadas mostram que muitos morrem afogados após serem capturados acidentalmente em redes de pesca.
“Esse é um dado bem alarmante. Neste caso, fazer as denúncias para os órgãos responsáveis pela fiscalização do nosso litoral, para diminuir esse tipo de encontro, dos animais em vida livre com as redes de pesca irregulares”, completou.
Pinguins são encontrados mortos em praia de São Francisco do Sul. Corpos são, após exames, enterrados no próprio local
PMP-BS/Univille/Divulgação
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: Elefante-marinho é importunado e perseguido por grupo de pessoas e foge para o mar
Homem em prancha solta baleia presa em rede de pesca em SC; Ibama apura conduta
Monitoramento
Em 2025, o PMP-BS Univille encontrou 608 pinguins encalhados. Destes, 33 foram resgatados vivos. Sobreviveram e receberam atendimento veterinário no Centro de Reabilitação de Fauna da Univille São Francisco do Sul apenas nove animais.
O PMP-BS da região Norte catarinense é executado pela Universidade da Região de Joinville (Univille), que realiza diariamente há quase 10 anos o monitoramento das praias de Itapoá, São Francisco do Sul, Balneário Barra do Sul e um pequeno trecho de Araquari.
A realização do projeto é uma exigência do licenciamento ambiental conduzido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para as atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo na bacia de Santos.
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias