
Violência contra mulher: como pedir ajuda
Um homem foragido da Justiça agrediu a ex-esposa, de 24 anos, na manhã de terça-feira (19), na zona Sul de Porto Velho. Segundo a polícia, o ataque aconteceu depois que a jovem recusou reatar o relacionamento.
De acordo com o boletim de ocorrência, o suspeito bateu na perna da vítima com um pedaço de madeira, enforcou e puxou os cabelos dela. Testemunhas chamaram a polícia, mas o homem fugiu antes da chegada dos agentes.
A jovem contou à polícia que foi agredida após dizer que não queria voltar com o ex-marido. O suspeito já tem um mandado de prisão em aberto por roubo à mão armada, segundo consulta ao Banco Nacional de Medidas Penais e Prisões.
Depois de denunciar o caso, a vítima pediu uma medida protetiva contra o ex-companheiro. Além de ser procurado por roubo, ele também deve responder por violência doméstica.
LEIA TAMBÉM:
Operação cumpre 54 mandados contra facção ligada a onda de ataques que deixou mais de 10 mortos em RO
Empurra-empurra e gritos de protesto: professores em greve ocupam prédio do CPA e são contidos por seguranças
📌 Como pedir medida protetiva?
Entre 1º de janeiro e 1º de agosto de 2025, Rondônia registrou 6.923 casos de violência doméstica — aumento de 5,09% em relação ao mesmo período de 2024, segundo o Observatório Estadual de Segurança Pública.
Diante do aumento dos casos, as medidas protetivas são ferramentas importantes para proteger vítimas de violência doméstica. Elas podem impedir que o agressor se aproxime ou garantir segurança à vítima, seus bens e familiares.
Em casos de violência doméstica, a orientação é procurar a delegacia de Polícia Civil mais próxima ou ligar para a Polícia Militar pelo número 190. Também é possível buscar apoio em redes de proteção:
Sala Lilás do Ministério Público de Rondônia: (69) 98408-9931 (atendimento das 7h às 14h)
Centro Especializado de Atendimento à Vítimas: (69) 3309-7144 (atendimento 24 horas)
O Tribunal de Justiça de Rondônia também disponibiliza um sistema online para solicitar medidas protetivas, que pode ser acessado pelo site ou pelo aplicativo.
Foragido da justiça agride e enforca a ex após ela se recusar a reatar o relacionamento
Marcos Santos/USP Imagens