É #FAKE que Conmebol reconheceu Palmeiras como campeão mundial de 1951; redes sociais da entidade sofreram ataque hacker


Hackers invadem contas da Conmebol e publicam informação falsa sobre reconhecimento de título mundial do Palmeiras
g1
Circula nas redes sociais uma publicação dizendo que a Federação Internacional de Futebol (Fifa) reconheceu o Palmeiras como campeão mundial de 1951 e que isso foi oficializado nas redes sociais da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). É #FAKE.
selo fake
g1
🛑 O que diz a publicação mentirosa?
A publicação, que viralizou nesta segunda-feira (18) nas redes sociais, mostra o print de um post no Instagram da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol).
O texto – que ficou no ar por minutos – afirma: “História reconhecida! A Fifa confirmou oficialmente: o Palmeiras é Campeão Mundial de Clubes de 1951. O torneiro pioneiro, realizado no Rio de Janeiro, reuniu as maiores forças do futebol mundial e coroou o Verdão como o primeiro clube do planeta a levantar uma taça mundial. Sete décadas depois, o feito histórico recebe o reconhecimento máximo do futebol internacional, consolidando ainda mais a grandeza do futebol sul-americano. O Mundial de 1951 não apenas um título – foi o início da tradição que transformou o continente em referência global de talento e paixão”.
A publicação também nos perfis oficiais dos campeonatos organizados pela Conmebol — Libertadores, Sul-americana e Recopa.
Mesmo após ser deletado, o print continuou circulando, e usuários levantaram a possibilidade ter ocorrido uma invasão hacker. Inicialmente, porém, a Conmebol não havia se pronunciado.
⚠️ Por que isso é mentira?
Ao Fato ou Fake, a assessoria de imprensa da Conmebol informou que as contas da organização sofreram, sim, um ataque hacker na noite da segunda. “Foi exatamente isso que aconteceu. Assim que recobramos o controle das contas, apagamos o post”, diz a resposta.
A entidade explicou ainda que o entendimento da Fifa sobre campeões mundiais abrange times ganhadores da Copa Intercontinental (entre 1960 e 2004) e do Mundial de Clubes da Fifa, disputado em 2000 e a partir de 2005.
Essa decisão foi oficializada pelo conselho da entidade máxima do futebol após reunião em 2017. À época, passaram então a ser considerados campões mundiais os seguintes clubes, vencedores do torneio intercontinental: Santos 1962-1963), Flamengo (1981), Grêmio (1983) e São Paulo (1992-1993).
A solicitação para reconhecer a legitimidade dos títulos havia sido feita pela própria Conmebol, que, na época, deixou de fora do debate a conquista do Palmeiras em 1951.
Em junho de 17 deste ano, a Fifa publicou um relatório às vésperas da realização da Copa do Mundo de Clubes, nos Estados Unidos. No documento, a entidade máxima do futebol referiu-se à Copa Rio, conquista por Palmeiras e Fluminense na década de 1950, como uma “Copa Inter-Confederações”. Isso não significa, porém, que esses dois times brasileiros sejam tidos como campeões mundiais.
Para modificações nesse entendimento, é necessária uma decisão colegiada do conselho da Fifa, composto por representantes de confederações globais.
Hackers invadem contas da Conmebol e publicam informação falsa sobre reconhecimento de título mundial do Palmeiras
g1
Veja também
Veja o que é #FATO ou #FAKE em vídeos do conflito entre Israel e Irã
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)
Adicionar aos favoritos o Link permanente.