
Cacique indígena é resgatado após ser atacado por onça no interior do Amazonas
Um cacique de 43 anos foi atacado por uma onça no domingo (17), em uma área de mata próxima à Aldeia Aldeinha, no Rio Tumiã, em Lábrea, no sul do Amazonas. O resgate do indígena foi registrado pela equipe médica. Assista ao vídeo acima.
Segundo a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), a vítima sofreu ferimentos na cabeça, mas está consciente e internado em estado estável no Hospital Regional de Lábrea.
O ataque aconteceu por volta de 12h30 do domingo. As circunstâncias não foram divulgadas. O cacique foi levado de barco até encontrar a Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena (EMSI), que prestou os primeiros socorros.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Segundo a equipe médica, ele apresentava pressão alta, falta de ar e sangramento intenso. Recebeu curativos, soro e medicação para estabilização.
Às 15h, o cacique chegou à Unidade Básica de Saúde Indígena (UBSI) do Polo Tumiã. Ele foi atendido e monitorado até ser transferido de helicóptero, pouco antes das 16h, com apoio de duas médicas do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI Médio Rio Purus).
Em Lábrea, o cacique recebeu atendimento imediato no hospital e segue internado sob acompanhamento diário da Sesai e da Casa de Apoio à Saúde Indígena (Casai).
O estado de saúde dele é considerado estável.
Cacique indígena é atacado por onça no interior do Amazonas e é internado em estado estável.
Divulgação