
Operador de rolo compressor morre em acidente de trabalho em Conselheiro Lafaiete.
Acidentes de trabalho cresceram 8,7% em Minas Gerais entre 2022 e 2023, segundo o último levantamento do Ministério da Previdência Social. Foram quase seis mil novos casos em apenas um ano. No entanto, o número de mortes reduziu 13%. Na capital mineira, no entanto, o cenário é mais preocupante: o total de mortes cresceu 80%, e o de acidentes, 13,5% (veja detalhes abaixo).
Isso indica que, embora os acidentes tenham se tornado mais frequentes, eles foram menos letais (veja os números abaixo).
⚠️ BH na contramão: mais acidentes e mais mortes
Na capital mineira, o cenário é ainda mais preocupante. Belo Horizonte registrou um aumento de 13,5% nos acidentes de trabalho entre 2022 e 2023. E, ao contrário da tendência estadual, o número de mortes também subiu — e de forma alarmante: um crescimento de 80%.
Caso recente
Nesta semana, um homem que trabalhava na abertura de novas ruas, em Conselheiro Lafaiete, na região Central do estado, foi esmagado enquanto operava uma máquina de rolo compressor (veja vídeo no começo da reportagem).
Outros casos em 2025
Soterramento em mineradora
No distrito de Lavras Novas, em Ouro Preto, Alice Juliana dos Santos, de 27 anos, morreu soterrada por manganês enquanto trabalhava em um silo de armazenamento na mineradora Nexus Ligas.
O acidente ocorreu na noite de 24 de junho, quando a funcionária caiu dentro da estrutura e foi coberta pelo minério. Equipes do Corpo de Bombeiros e do Samu foram acionadas, mas, apesar das tentativas de reanimação, Alice não resistiu. Ministério do Trabalho e Nexus Ligas informaram que abriram investigações sobre o caso.
Queda de andaime
Um trabalhador terceirizado de 39 anos morreu após cair de um andaime na planta de filtragem de rejeitos do complexo Minas-Rio, da mineradora Anglo American, em Conceição do Mato Dentro (MG). O acidente ocorreu na manhã de 4 de fevereiro, durante o expediente. Segundo o Sindicato Metabase de Itabira e Região, o funcionário era vinculado à empresa MIP Engenharia.
Na época, a MIP Engenharia informou que prestou assistência à família da vítima, enquanto a Anglo American disse que acionou as autoridades e ofereceu suporte aos colegas e familiares.
Acidente de ônibus
Um ônibus que transportava funcionários da empresa Skava, prestadora de serviços para a AngloGold Ashanti, tombou na Estrada do Córrego do Sítio, entre Santa Bárbara e Barão de Cocais, em Minas Gerais, após falha nos freios durante uma descida. O acidente também foi em fevereiro deste ano.
Para evitar cair em uma área com barragem, o motorista direcionou o veículo para um monte de terra, onde ele tombou, causando a morte de um homem de 42 anos e deixando cerca de 30 feridos. As empresas envolvidas lamentaram o acidente, prestaram apoio às vítimas e colaboram com as investigações.
Ônibus que transportava funcionários da empresa Skava tombou em estrada de terra na zona rural de Barão de Cocais.
Reprodução
Vídeos mais vistos no g1 MG
Vídeos mais vistos do g1 Minas