
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) recuperou, nesta quinta-feira (21), diversos objetos furtados de cemitérios públicos de Aiuruoca e Carvalhos, no Sul de Minas. A ação foi realizada em conjunto com forças de segurança de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.
📲 Siga a página do g1 Sul de Minas no Instagram
Os furtos ocorreram durante as madrugadas dos dias 17 e 20 de agosto e resultaram na violação de cerca de 91 túmulos em Aiuruoca e outros 35 em Carvalhos. Entre os materiais levados estavam placas de identificação, crucifixos, imagens de santos, lápides e floreiras, todos confeccionados em bronze e cobre.
As investigações começaram após o representante do cemitério de Aiuruoca acionar a Polícia Militar e, em seguida, a delegacia local, relatando o crime. No mesmo dia, a polícia foi informada sobre o caso semelhante em Carvalhos.
Polícia recupera objetos furtados de cemitérios no Sul de Minas após interceptar caminhão no RJ
Polícia Civil
Sem câmeras de monitoramento ou vigilância noturna, as polícias percorreram aproximadamente 80 quilômetros em áreas urbanas e rurais das duas cidades, além de ouvir moradores. Durante os levantamentos, surgiu a informação de que um homem, de cerca de 30 anos, em um caminhão branco com detalhes azuis, esteve na região no dia 15 de agosto alegando interesse na compra de sucata metálica. O veículo foi visto em estradas rurais que ligam Aiuruoca a Carvalhos
Com o cruzamento das informações, o caminhão, um Mercedes-Benz carregado de sucata, foi identificado. A partir daí, a polícia contou com o apoio da Delegacia de Polícia de Resende (RJ) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que localizaram o veículo em deslocamento pela BR-040.
Uma operação de cerco e bloqueio foi deflagrada, resultando na abordagem do caminhão no município de Guapimirim (RJ) por policiais militares rodoviários e da Delegacia de Cachoeiras de Macacu (RJ). Durante a vistoria, os agentes localizaram, escondidos sob a carga de sucata, diversos itens furtados dos cemitérios mineiros.
Segundo a polícia, o investigado esteve nas cidades com antecedência para mapear rotas e possíveis fragilidades, apresentando-se como comprador de ferro velho. Após os furtos, ele teria percorrido estradas rurais de Aiuruoca, Carvalhos, Serra de Aparecida, Bocaina de Minas, Passa Vinte, Santa Rita de Jacutinga e Rio Preto, até acessar a BR-040.
O motorista do caminhão, de 32 anos, foi autuado em flagrante no Rio de Janeiro por receptação qualificada.
Os objetos recuperados serão encaminhados pela delegacia de Aiuruoca para identificação e devolução às famílias vítimas dos crimes.
Veja também:
Moradores do Parque Florença denunciam casos de furto e vandalismo em cemitério de Sumaré
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas