Operação Hefesto prende quatro suspeitos de esquema de furto e receptação de fios de cobre em Pouso Alegre, MG


A Polícia Civil prendeu quatro pessoas com idades entre 26 e 64 anos suspeitas de envolvimento em um esquema de furto e receptação de fios de cobre e alumínio durante a “Operação Hefesto”, em Pouso Alegre (MG). As ações policiais aconteceram entre os dias 15 e 21 de agosto.
📲 Siga a página do g1 Sul de Minas no Instagram
De acordo com as investigações, os crimes eram praticados principalmente por usuários de drogas e empresas de reciclagem. Somente em 2025, já foram registradas dezenas de ocorrências desse tipo no município, com destaque para o furto de cabos de cobre.
Conforme a polícia, os delitos têm causado prejuízos à população e ao poder público, comprometendo serviços essenciais como energia elétrica, telefonia e internet.
Operação contra furto de fios de cobre prende quatro pessoas em Pouso Alegre
Polícia Civil
A apuração revelou que o esquema não se restringia à subtração do material, mas envolvia uma cadeia de receptação que ia de pequenos compradores informais até uma empresa de reciclagem de grande porte em Pouso Alegre. Em alguns casos, segundo a polícia, os autores recebiam drogas como forma de pagamento, evidenciando a ligação entre os furtos e o tráfico de entorpecentes.
Após meses de monitoramento, a polícia identificou os principais receptadores e cumpriu sete mandados de busca e apreensão. Os suspeitos foram encaminhados ao sistema prisional e permanecem à disposição da Justiça.
Apreensões em Poços de Caldas
No dia 15 de agosto, uma operação conjunta resultou na apreensão de mais de uma tonelada e meia de fios e cabos elétricos e de telefonia em Poços de Caldas (MG) durante a ação batizada de “Mãos de Ferro II”.
Operação apreende mais de 1,5 tonelada de fios e cabos e prende suspeito em flagrante
Ao todo, foram cumpridos 24 mandados de busca e apreensão em endereços de pessoas físicas e empresas que atuam no comércio de ferro-velho, sucata ou reciclagem de metais.
Um dos proprietários foi preso em flagrante por tráfico de drogas e receptação qualificada e levado para o presídio local.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.