Feirante alagoano viraliza com ensaios fotográficos que recriam capas de discos famosos da MPB: ‘Uma paixão’


Alagoano recria capas de discos de MPM
David Emanuel
A paixão pela música traduzida em fotografia. O feirante David Emanuel viralizou nas redes sociais depois que começou a postar ensaios fotográficos inspirados em capas de discos famosos da MPB. As releituras de álbuns famosos de Gal Costa, Maria Bethânia e Caetano Veloso já acumulam milhões de curtidas.
“Fico extremamente feliz, os meus vídeos têm 99% de comentários positivos. Isso me motiva a continuar e levar cada vez mais artes para quem gosta e para quem se inspira no que eu faço. Sem dúvida é a parte mais gratificante”, disse.
Apaixonado por MPB, David decidiu unir as duas formas de arte para criar um trabalho diferenciado. Com a ideia na cabeça e muita vontade de fazer dar certo, ele recrutou os amigos para um projeto ousado: recriar capas de discos que marcaram uma geração.
David Emanuel começou a recriar capas de discos através da fotografia
Arquivo pessoal
“A ideia nasceu quando observei os cabelos da minha amiga e percebi que eles eram muito parecidos com o da Gal. Foi aí que nasceu a ideia do projeto e o álbum da Gal foi o primeiro que recriei, e ainda hoje me surpreendo com esse trabalho, acho que o resultado ficou muito bom”.
Natural de Arapiraca, David começou a fotografar em 2020. Bem antes disso, ele já usava o seu olhar sensível para observar o cotidiano das pessoas que frequentavam a Feira da Fumageira, bem popular na cidade. Feirante aos domingos, o alagoano leva para a sua arte o que aprendeu vendendo feijão.
“Desde pequeno, eu acompanhava a minha mãe na feira. Ela nos criou com o dinheiro que conseguia trabalhando como feirante. Continuo a tradição vendendo feijão, coentro e cebola aos domingos. Acho que isso influenciou bastante o meu trabalho. Foi na feira que aprendi a observar a diversidade das pessoas, as diferentes cores e tento levar isso para a minha arte”.
Fotógrafo alagoano recria capa de discos da MPB
David Emanuel
Desde que ele lançou o projeto dos discos, em janeiro desse ano, David decidiu que iria pôr a mão na massa e ir além de fotografar. Ele mesmo monta o cenário e produz os acessórios.
“Quando vou recriar uma capa eu estudo aquele álbum, vejo as referências e faço a minha criação a partir disso. Tento sempre deixar o mais parecido possível e me surpreendo que muitas vezes fica até melhor do que a minha ideia original. Eu mesmo produzo os acessórios, vou no centro e compro as missangas e faço tudo”.
Todo ensaio fotográfico é feito com o celular. Enquanto tira as fotos, ele ainda maneja o rebatedor e dirige os modelos. O sonho de David é que seu trabalho seja projetado e uma exposição de fotografia está entre os seus maiores desejos.
“Outro dia a Vanessa da Mata curtiu uma das minhas criações, fiquei muito feliz. Hoje tudo o que eu faço é por amor a arte, não consigo viver da fotografia, mas o que mais espero é ter o reconhecimento para poder viver da minha arte, poder um dia fazer uma exposição – seria incrível. O sonho de todo artista é ver a sua arte brilhar, então quero ver a minha arte brilhando”, disse.
Inspirado na MPB, David Emanuel recriou vários ensaios fotográficos
Veja os vídeos mais recentes do g1 AL
Leia mais notícias da região no g1 AL
Adicionar aos favoritos o Link permanente.