Casal de fãs de Dragon Ball registra o filho com nome do criador do anime no litoral de SP


Akira Toriyama de Menezes foi registrado em homenagem ao criador de Dragon Ball
Arquivo Pessoal
Akira Toriyama de Menezes ainda não completou um mês de vida e sequer assistiu televisão, mas já carrega a força de uma das maiores lendas dos animes. Os pais do menino explicaram ao g1 que a paixão por Dragon Ball fez com que registrassem o filho com o nome do criador da obra.
O bebê nasceu em Santos, no litoral de São Paulo, no dia 13 de agosto de 2025, e os pais tinham feito um combinado: se fosse menina, a mãe e cabeleireira Gabrielle Menezes, de 31 anos, escolheria o nome, mas se viesse menino, a decisão seria do pai e tatuador Everson Alves, de 33.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Gabrielle contou que gostava do anime durante a infância, mas foi o companheiro quem quis prestar uma homenagem ao criador. Inclusive, Everson afirmou à equipe de reportagem que gostaria que o feito chegasse até a família de Toriyama, que morreu aos 68 anos no dia 1º de março de 2024.
“O nome Akira me encantou desde o primeiro momento. Quando o Everson mencionou acrescentar Toriyama, achei muito especial a ideia de prestar essa homenagem. Gostei bastante da escolha e abracei de imediato”, afirmou a mãe do bebê, que mora com a família em Praia Grande (SP).
Pai foi responsável pela escolha do nome de Akira Toriyama de Menezes
Arquivo Pessoal
A cabeleireira afirmou que ela e o marido são cosplayers, ou seja, pessoas se fantasiam de personagens da ficção.
“Por sermos admiradores da cultura japonesa, nossa família já esperava uma escolha diferente. No início houve certa surpresa, mas rapidamente todos se acostumaram” explicou ela.
Quem era Akira Toriyama?
Akira Toriyama, criador de ‘Dragon Ball’, morre aos 68 anos
Akira Toriyama nasceu em 1955, na pequena cidade de Kiyosu, na província de Aichi, no leste do Japão. O autor criou Dragon Ball, a história que muitos especialistas consideram responsável pela popularização do mangá [equivalente japonês aos quadrinhos] no ocidente.
O mangá de Toriyama deu origem ao anime [série animada de televisão japonesa] de mesmo nome. No Brasil, o universo fez sucesso entre as crianças e pré-adolescentes no começo dos anos 2000 quando o anime era exibido nas manhãs da TV Globo.
Além de Dragon Ball, Toriyama foi criador de vários outros mangás, como Dr. Slump (1980), Cowa! (1998), Kajika (1999), Sand Land (2000) e Neko Majin (2000).
O autor morreu aos 68 anos no dia 1º de março de 2024. Um comunicado publicado no site de Dragon Ball afirmou que a morte de Toriyama foi provocada por um hematoma subdural, quando acontece um acúmulo de sangue entre o cérebro e o crânio.
Akira Toriyama em fotografia feita em 1982
STR/JIJI Press/AFP
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.