
Placa indica a entrada de Serra da Saudade, no Centro-Oeste de Minas
Anna Lúcia Silva/g1
Serra da Saudade, no Centro-Oeste de Minas, continua sendo a cidade menos populosa do Brasil. A nova estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada na quinta-feira (28), mostra que o município passou de 854 habitantes em 2024 para 856 em 2025.
O município, que fica a cerca de 250 km de Belo Horizonte, ocupa esse posto há 12 anos, quando ultrapassou Borá (SP) no ranking demográfico nacional.
Apesar de ser a menos populosa do país, Serra da Saudade não está entre as menores em extensão. O município tem 335,6 km² de área, ficando na 459ª posição entre os 853 de Minas Gerais.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Centro-Oeste de Minas no WhatsApp
A rotina por lá é marcada por peculiaridades que já chamaram atenção em todo o país. Em 2023, o g1 mostrou histórias como famílias que representam boa parte da população, vizinhos que vivem a quilômetros de distância e índices de criminalidade considerados baixíssimos.
Outra característica de Serra da Saudade é que o número de eleitores chega a superar o de moradores. Nas eleições de 2024, por exemplo, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou mais eleitores aptos a votar do que a população estimada na época.
Na economia, Serra da Saudade apresentou um PIB per capita de R$ 28,3 mil em 2021 e, em 2024, registrou mais de R$ 31 milhões em receitas brutas realizadas.
Atualmente, a cidade é governada pela prefeita Neusa Maria Ribeiro (PSD). Fundada em 1962, comemora aniversário em 1º de março.
LEIA TAMBÉM:
Veja fotos de Serra da Saudade de 2013
Prefeitura é a maior empregadora na cidade menos populosa do país
Na cidade menos populosa do país, jovens migram em busca de emprego
Curiosidades sobre Serra da Saudade
Uma única família representa 5% da população. Na festa de aniversário da cidade, há bolo suficiente para todos os moradores.
Tem apenas dois bairros: Centro e São Geraldo.
Na Rua Rio de Janeiro, Bairro São Geraldo, há apenas uma casa.
Conta com dois supermercados, uma loja de roupas, uma padaria, uma casa lotérica e sete bares.
A criminalidade é quase inexistente; o último homicídio foi há mais de 50 anos.
Não há posto de combustíveis. O mais perto fica a 15 km, em Estrela do Indaiá.
Não há farmácia; a Prefeitura fornece medicamentos aos moradores.
Há Wi-Fi gratuito na região central, ao redor da praça.
Há um posto de saúde, mas sem hospital. Moradores vão para Dores do Indaiá ou outras cidades para atendimentos especializados.
Alguns secretários municipais estão há quase 20 anos no cargo. O prefeito atual, Alaor Machado, está no 5º mandato.
Serra da Saudade (MG) é a cidade menos populosa do Brasil
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas