Polícia prende por estupro cinco familiares de crianças e adolescentes em Canoas; ‘crime cruel, covarde’, diz delegado


Polícia prende por estupro cinco familiares de crianças e adolescentes em Canoas
Ronaldo Bernardi/Agência RBS
A Polícia Civil prendeu preventivamente, na manhã desta sexta-feira (29), cinco homens suspeitos de abusar sexualmente de crianças e adolescentes com idades entre 7 e 14 anos em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre.
De acordo com o delegado Maurício Barison, responsável pela investigação, os presos são avós, pais e padrastos das vítimas. Quatro foram capturados em Canoas e um no estado do Rio de Janeiro.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça
As prisões são resultado de uma operação que quer, de acordo com o delegado Barison, “enfatizar o valor da palavra da vítima, muitas vezes desacreditada pela própria família, nas investigações de crimes sexuais”.
“Crime cruel, covarde, incute medo, insegurança e, principalmente, a culpa na vítima”, afirma o delegado Barison.
Em um dos casos investigados, um avô sofreu um AVC e buscou acolhimento da família do filho para ter melhores cuidados de saúde. No entanto, na ausência do filho e da nora de casa, o homem passou a abusar sexualmente da própria neta, uma menina de 10 anos.
Em outros casos, um padrasto abusou da enteada e um pai abusou da filha.
A Polícia Civil conta que, como consequência dos crimes sexuais, as vítimas passagem a ter comportamentos de isolamento social, agressividade, desatenção, ansiedade, insônia, regressão comportamental, incontinência urinária e esfincteriana e, até mesmo, automutilação e ideação suicida.
“As vítimas são seres humanos em processo desenvolvimento e que, por passarem por intenso sofrimento e agressão física e à sua dignidade, enfrentam, durante anos, traumas pela violência e menosprezo pelas suas revelações”, afirma o delegado Barison.
Polícia prende por estupro cinco familiares de crianças e adolescentes em Canoas
Ronaldo Bernardi/Agência RBS
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Adicionar aos favoritos o Link permanente.